Quando pagar condomínio?

Feita por >Diana Lima>. 30 abr 2019 Direito imobiliário

Olá, ! Tudo bem?

Primeiramente, obrigada por me aceitar em sua rede LinkedIn.

Gostaria de ter seu aconselhamento em uma questão imobiliária, visto seu vasto conhecimento do assunto.

Fiz a aquisição de um imóvel na fase final da construção no início deste ano.

Paguei uma entrada de 25% do valor do imóvel e assinei o contrato, me comprometendo a financiar o restante do valor ou quitar com recursos próprios quando o habite-se fosse emitido.

No dia 28/03/2019, foi emitido o habite-se, dia 04/05/2019 aconteceu a instalação de condomínio com uma assembleia de moradores.

Porém a averbação do imóvel, individualização e autonomia das unidades ainda não aconteceu.
A documentação para averbação está com um erro referente uma demolição que aconteceu no terreno antes da obra.

Ainda não tenho posse das chaves da minha unidade, mas já estou pagando o condomínio, além disso mesmo com a emissão do habite-se, ainda estou sendo cobrada do reajuste “INCC”.

Não concordo com o INCC uma vez que este índice reajusta o valor de material e mão de obra utilizado durante a construção e a mesma encontra-se finalizada e com habite-se emitido.

Não concordo também com a cobrança de condomínio uma vez que ainda não sou a proprietária do imóvel e junto às despesas ordinárias consta o IPTU do imóvel.

Entrei em contato com a construtora e a mesma me informou que tanto o INCC quanto o condomínio são devidos.

Questionei o texto do contrato que atribui tais taxas a autonomia da unidade e fui informada que o termo unidade autônoma que consta no contrato é somente uma denominação para identificar o apartamento compromissado.

Estou totalmente desconfortável com a situação, uma vez que o banco de minha preferência mesmo com o crédito de financiamento aprovado só irá fazer a liberação do mesmo na conta da construtora quando a unidade for averbada e individualizada.

Procurei outros advogados, porém as respostas não me pareceram corretas. Fui orientadora a trocar a instituição do financiamento para mesma instituição que financiou a obra, pois mesmo sem a documentação necessária a instituição liberaria o contrato.
Porém as taxas são maiores a instituição que financiou a obra está me cobrando uma taxa 3% maior a.a.

Não sei como proceder, uma vez que não posso ter acesso as chaves mas tenho de arcar com todas as despesas condominiais e IPTU, além de arcar com INCC mesmo a obra estando finalizada.

Não tenho conhecimento sobre a jurisprudência em questão e necessito de auxílio jurídico de um especialista da área.

Desde já agradeço pela sua atenção,

A melhor resposta

Boa Tarde, qualquer tipo de valor, só poderá ser cobrado após o recebimento do imóvel e de suas chaves, caso isso não ocorra poderá haver o pagamento de multa por conta disso, além de outras penalidades.

Se a imobiliária ou o órgão público cobra esse valores, indevidamente, poderá ser obrigado ao ressarcimento dos mesmos.

8951 respostas

Advogados especializados em Direito imobiliário

Ver mais advogados especializados em Direito imobiliário

Outras perguntas sobre Direito imobiliário