Delivery: conheça os direitos do consumidor

O consumidor pode, e deve, fazer valer seus direitos quando o seu pedido não é entregue com a qualidade ou o prazo esperados. Veja a seguir como proceder se tiver problemas com o delivery.

7 AGO 2018 · Leitura: min.
Delivery: conheça os direitos do consumidor

Não tem como negar que receber a comida em casa ou no trabalho é sinônimo de comodidade. Isso se o pedido vem exatamente conforme o solicitado e na hora combinada. Caso contrário, o que era para ser uma conveniência, torna-se uma tremenda dor de cabeça.

Entrega de comida em domicílio é um serviço que está cada vez mais em alta, tanto que há empresas especializadas apenas em delivery. Mas o que também está em alta é a quantidade de reclamações relacionadas ao serviço, já que muitos estabelecimentos e empresas de delivery não estão preparadas para atender a crescente demanda.

As queixas são visíveis, uma vez que os consumidores estão mais propensos a registrar uma opinião na Internet quando ela é negativa, para alertar os demais clientes. O que muitos não sabem, é que além de expressar sua insatisfação, os clientes podem exigir seus direitos quando o serviço não é prestado de forma satisfatória.

O Código de Defesa do Consumidor ampara os clientes nesse sentido, impondo aos estabelecimentos providências quando não cumprem com a qualidade do produto, exatidão do pedido e prazo de entrega. Falhas acontecem em todos os tipos de serviços, e os estabelecimentos não estão livres de cometer algum erro. No entanto, o que vai demonstrar a preocupação que a empresa tem com seus clientes, é a maneira com que enfrenta suas falhas e as soluções que apresenta ao consumidor.

Pedido veio diferente do que foi solicitado

Quando o produto é entregue diferente do que se pediu, faltando um elemento, sem a qualidade correspondente ou mesmo frio, o consumidor pode se recusar a recebê-lo. O indicado nesse caso, é comunicar o estabelecimento para que se tome a medida cabível. A solução pode ser a entrega de outro produto ou o cancelamento do pedido, sem custos para o consumidor. O recomendável também é verificar o pedido no momento da entrega, antes da saída do entregador.

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Prazo de entrega não foi respeitado

O estabelecimento deve informar o prazo previsto para a entrega do produto, sendo que o cliente confirma que está de acordo com esse prazo no momento em que faz o pedido. Caso não seja respeitado, o consumidor pode cancelar o pedido ou não aceitá-lo, sem que haja custos.

Para conquistar a confiança do consumidor, há estabelecimentos que estipulam um prazo de entrega e, se o pedido atrasar, o consumidor não paga pelo produto.

Indenização por danos morais e materiais

Há situações em que cancelar um pedido ou esperar por um novo produto não geram tanto desconforto para o consumidor. Porém, em determinadas ocasiões, como em eventos e celebrações, um pedido com entrega equivocada, atrasada ou que, simplesmente, nunca chega, pode significar um grande transtorno.

Caso o estabelecimento não resolva a situação, o consumidor que se sentir lesado pode recorrer ao Procon, no sentido de ser recompensado pelos danos morais e materiais.

No entanto, infelizmente, há casos que não são resolvidos de forma amigável, pois alguns estabelecimentos acabam não reconhecendo seus erros. Nessas situações, é recomendável contar com a orientação de um advogado especializado em direito do consumidor. Ele indicará as medidas necessárias e se encarregará de abrir uma ação de indenização pelos transtornos sofridos.

Fotos: MundoAdvogados.com.br

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34 Comentários
  • Edson José da Silva

    Pedi pizza sem cebola e mandaram com cebolas liguei pra pedir a troca a atendente me chamou de chato e arrombado E falou que era frescura não aceitar a pizza com cebola fiquei duas hora Esperando a troca .me senti lesado

  • Lia Silva

    E quando o cliente simplesmente não paga? O restaurante pode requerer receber o valor, pois a gente gasta tempo e ingredientes pra preparar o pedido, o entregador tbm e ainda gasolina. Como proceder?

  • Fábio costa

    Eu pedi almoço conversei com a atendente e não entregaram tô quase desmaiando de fome pois não sou da cidade estou em hotel. Cadê o compromisso?

  • Fábio costa

    Ficou de entregar o almoço e não entregou

  • Vanessa souza

    Eu pedi pra me entregarem 1 sanduíche pro meu filho, eu ia pagar a taxa e tudo, mas eles disseram que só entregavam a partir de 3, a maioria não entrega, fiquei chateada, ja era cliente do lanche, mas agora eles perderam uma cliente! Não sei dos meus direitos em relação a isso, mas me causou um estresse danado!

  • Thais Lisboa

    Olá boa noite. Fiz um pedido de uma pizza, a atendente perguntou se eu ia precisar de troco, e eu disse que não, logo fui pegar o dinheiro percebi que ia precisar de 10reais . Liguei novamente a pizzaria não tinha passado 20mints. Informei que ia precisar do troco. A moça me disse vc não tem como trocar ele já saiu. Eu disse não, não tenho nada ela respondeu e agora eu disse então cancela pois eu não tenho mesmo o dinheiro certo. Ela disse vou ligar pra ele voltar eu disse tudo bem. O motoboy chegou sem o troco. Eu disse moço o troco ele respondeu moça na ficha não tem nada. Eu disse eu liguei avisando que ia precisar ela disse que ia ligar pra você voltar. O motoboy moça não se preocupe eu vou voltar. Tudo bem. Pedi perdão ao moço. Liguei avisando que dei os 40,00 e que ia faltar os 10,00 de troco. A moça ok. Quando ele acabar ele leva O moço chegou dizendo moça eles te avisaram eu disse o que? Que eles iam cobrar a taxa de novo . Eu disse como assim. Eu moro pertinho umas 3 quadras . Ele disse moça eu só recebo ordens pode ligar lá e reclamar. Liguei falei com o gerente ele disse que o erro foi meu e que não ia me devolver meu troco. Eu disse moço eu liguei avisando a moça passou dizendo que ele ia voltar pra pegar o troco. Eu disse é certo cobrar novamente a taxa sendo que eu moro tão perto. Ele disse sim É certo. Eu disse e se fosse na esquina também cobraria. Eu falei que estavam errados e que ia procurar os meus direitos pra saber se isso é correto uma pizzaria fazer. Eu disse vocês vão perder uma cliente por $3,00 ele respondeu quem paga o moto boy.nao vou tirar dinheiro do meu bolso por erro seu.

  • Gabriela Ramos

    Boa tarde! Fiz um pedido pelo ubereats e logo em seguida cancelei mas o restaurante ja tinha aceitado o pedido, liguei para o uber e pedi cancelamento e a pessoa me disse que seria cancelado sem taxa nenhuma, hoje chegou a mina fatura do cartão e consta os 70,00 da pizza, liguei para a pizzaria e eles falaram que não tem como me reembolsar, o que posso fazer? Entrei em contato com o ubereats e agora eles estão falando que a mesma coisa que a pizzaria. O que devo fazer?

  • Cleyton

    A empresa pode negar a localização para retirada do produto sendo pedido pelo site? E só disponibilizar a localização quando o cliente compra o produto?

  • Amanda Caroline

    oi boa noite eu fiz um pedido pelo ubereats e o pedido não veio foi cancelado e eles dizem que o motoboy não conseguiu entrar em contato e ficou esperando e nada sendo que meu pai estava no portão esperando um motoboy e nada pedi reembolso pois o pedido não veio e a uber disse que não pode reembolsar pois o motoboy tentou entrar em contato e não conseguiu sendo que eu não recebi nenhum telefonema ou mensagem e quando apareceu o pedido cancelada ainda faltava 16 minutos para o motoboy chegar ao destino

  • Wesley Charles de Souza

    estou extremamente bravo com uma pizzaria aqui do bairro pela demora na entrega . e parece ser alguma birra comigo. sendo que sempre fui um bom cliente( não estou sendo convencido) . e sinceramente , estou até passando mal pela raiva que to sentindo . da vontade de meter no pau mais é osso , por ser um estabelecimento pequeno as vezes da dó . pra vc ver como eu sou besta


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