Problemas com o banco? Veja o passo a passo para reclamar

Os bancos estão entre as instituições que mais recebem reclamações por parte dos consumidores. Veja, em 5 passos, como agir caso estiver enfrentando um problema nesta área.

25 JAN 2018 · Leitura: min.
Problemas com o banco? Veja o passo a passo para reclamar

Falta de clareza nas informações, juros abusivos, débitos sem autorização e cobrança de serviços não contratados. Segundo o Banco Central (BC), essas foram as reclamações que lideraram a lista de insatisfação de consumidores em relação a serviços bancários.

Não à toa, os bancos estão entre as instituições que mais acumulam reclamações quando se fala em direito do consumidor, ficando apenas atrás da telefonia. No entanto, viver sem os serviços bancários tem se tornado algo cada vez mais difícil nos dias de hoje, sejam eles físicos ou online.

Porém, a dependência dos serviços não quer dizer que o usuário esteja obrigado a ficar de braços cruzados diante de problemas ou exccessos. Buscar o cumprimento dos direitos e, até mesmo, indenizações em alguns casos, é o caminho mais indicado por advogados especializados em direito do consumidor.

Para que você saiba como agir diante de problemas com bancos que desrespeitem seus direitos, separamos um passo a passo de como reclamar.

1) Entre em contato com o banco

As instituições bancárias disponibilizam um número de Serviço de Atendimento ao Consumidor, conhecido como SAC. Conforme especialistas, é importante que o consumidor anote e guarde o número de protocolo da ligação, pois ele poderá servir como prova se o problema persistir. É importante destacar que o banco tem até 5 dias úteis para responder.

Além disso, a pessoa pode ir diretamente à agência bancária. Se essa for a opção, também é fundamental documentar a reclamação e pedir um comprovante de atendimento do banco.

2) Fale com a Ouvidoria

Se a sua reclamação inicial não for resolvida, a sugestão dos profissionais é entrar em contato com a Ouvidoria do banco, a qual é supervisionada pelo Banco Central. O prazo para a solução nessa etapa é de até 15 dias.

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3) Registre sua reclamação no Banco Central

Se os dois primeiros passos não resolveram o problema, o caminho é registrar a reclamação na página do Banco Central,através de internet. O prazo de resposta é de 10 dias. Vale lembrar que mensalmente o BC divulga um ranking com a lista das instituições que mais acumulam reclamações.

4) Busque o Procon

O Procon é órgão público responsável por garantir que empresas respeitem os direitos do consumidor, e isso se aplica aos bancos também. Desse modo, se nada resolver o problema, a queixa deve ser registrada.

Após ser notificado pelo Procon, o banco tem até 10 dias para responder a questão. Caso isso não ocorra, o órgão abre um processo administrativo contra a instituição, o qual tem até 120 dias para ser resolvido. Além disso, assim como ocorre com o Banco Central, o registro também entra para uma lista de reclamações da entidade.

5) Entre com uma ação judicial

Se nada resolver, a solução indicada por advogados da área é entrar com uma ação judicial contra o banco. Desse modo, é fundamental contar com as provas que evidenciem todo o processo de reclamação e também os transtornos gerados.

Nesse caso, além de pedir ressarcimento dos danos financeiros, existe ainda a possibilidade de mover uma ação por danos morais contra o banco.

Fotos: por MundoAdvogados.com.br

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