Acesso escritório Cadastre grátis seu escritório

Síndrome de Burnout: a doença do esgotamento profissional

Quem de nós nunca se sentiu esgotado após um dia de trabalho? A resposta certamente será positiva para a maioria dos leitores. Contudo, se tal situação for frequente, fique atento!

9 Out 2015 Trabalho e INSS - Leitura: min.

Irritabilidade, exaustão, esgotamento... Afinal, quem de nós nunca se sentiu assim após um árduo dia de trabalho? A resposta certamente será positiva para a maioria dos leitores. Contudo, se situações como esta começam a se repetir diariamente, fique atento, pois você pode estar com a síndrome do esgotamento profissional, também chamada "Síndrome de Burnout".

A Síndrome de Burnout se trata de um distúrbio psíquico provocado pelo estado crônico de estresse e tensão emocional, ocasionados por condições de trabalho física, psicológica ou emocionalmente desgastantes.

Professores, enfermeiros, assistentes sociais, agentes penitenciários, bombeiros e policiais correm maior risco de desenvolver a síndrome. Porém, atualmente, o transtorno vem sendo identificado em profissionais de diversas outras áreas. Esta síndrome é resultado da relação com um ambiente em que as demandas excedem a capacidade do indivíduo.

O próprio termo "Burnout" é autoexplicativo, sobre os danos que esta síndrome causa à pessoa. Afinal, traduzindo do inglês, "burn" quer dizer "queima" e "out" significa "exterior". São inúmeras as consequências causadas por este transtorno, tais como aversão ao trabalho, agressividade, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, isolamento, dificuldade de concentração, ansiedade, dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese (suor excessivo), palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, distúrbios gastrintestinais e até graves implicações, como depressão e tendências suicidas.

Se o empregado apresentar algum destes sintomas, deve o quanto antes procurar tratamento psicológico e/ou psiquiátrico, para diagnóstico da origem e do tipo do problema. Caso os profissionais habilitados diagnostiquem que o esgotamento se deu em razão do trabalho, o empregado vítima da síndrome poderá ajuizar uma ação judicial para reparação dos danos psicológicos, físicos e emocionais que lhe foram causados.

Independentemente da profissão, o importante é que todo indivíduo procure sempre manter o equilíbrio em todas as esferas da vida, preocupando-se em ser um bom profissional, mas sem deixar de lado a saúde, o lazer e o bem estar.

Foto: por eltpics (Flickr)

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mundoadvogados.com.br/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...