Dúvida sobre questão familiar (parental)

Feita por >Junior>. 2 nov 2018 Danos morais

Eu tenho 18 anos completos desde junho deste ano. Desde o inicio do mesmo, venho enfrentando problemas com os meus pais que insistem em me privar de várias coisas pelo fato de acreditarem em boatos sobre minha sexualidade. Ambos me privam de sair de casa, de encontrar meus amigos, de comer fora, quando eu não faço absolutamente nada para fomentar tais boatos (tenho testemunhas e provas plausíveis). Além disso, impõem restrições ao que devo comprar (no sentido de negar mínimas aquisições possíveis) e o que devo fazer (como, por exemplo, me obrigarem a cortar o meu cabelo). Vivo em uma verdadeira prisão, e isso me afeta psicologicamente, socialmente e emocionalmente. Me sinto sufocado. Tem algum tipo de processo que eu possa movimentar para me dar apenas 1% de autonomia no que eu faço? Obsv.: ainda não saí de casa porque não tenho uma renda mínima e meus pais sabem disso. Só preciso de mais liberdade e de um espaço para respirar. Obrigado desde já.

A melhor resposta

Bom dia, isso muitas vezes é uma situação complicada, um dos processos que poderia auxiliar seria a emancipação, mas nesse caso precisa-se do acordo dos pais, então não resolve.

Pelo que se tem de direitos e leis, a única coisa que poderia ser feita é sair da casa e demonstrando que não possui renda e assim como ainda teria dependência econômica poderia solicitar uma pensão, já que essa ainda seria devida, até que suas condições, inclusive financeiras melhorassem. O bom seria também tentar cursar uma faculdade, se já não o faz.

8951 respostas

Advogados especializados em Danos morais

Ver mais advogados especializados em Danos morais

Outras perguntas sobre Danos morais