Diferenças entre furto e roubo

Ambos os crimes são atos de pegar um objeto de valor de outra pessoa ou estabelecimento, por exemplo. No entanto, um envolve vítimas, enquanto outro, não. Entenda a diferença entre eles.

5 JAN 2017 · Leitura: min.
Diferenças entre furto e roubo

Furto e roubo são dois tipos de crimes que acontecem com bastante frequência em diferentes ambientes e situações. No entanto, em algumas ocasiões ocorre uma pequena confusão na hora de definir o que é um e o que é outro, já que ambos envolvem o ato de pegar algo de valor de outra pessoa ou estabelecimento.

Entretanto, apesar das aparentes semelhanças, os dois crimes possuem ações distintas e gravidades diferenciadas, como prevê o Código Civil. Além disso, o furto ocorre sem o envolvimento de vítimas, enquanto no roubo acontece justamente o oposto.

Entenda o que é furto

Furto é a ação de pegar algo de valor de alguém, ou de um estabelecimento, sem que haja contato com a vítima. Trata-se da ação de entrar em uma loja de roupas, por exemplo, aproveitar o descuido dos funcionários e levar um casaco.

Ou seja, o delito foi cometido sem que houvesse algum tipo de gravidade aos trabalhadores do local, que podem até mesmo nem ter tomado conhecimento da ação ilegal. Nesses casos, a Justiça prevê pena de 1 a 4 anos de prisão e pagamento de multa. Se for qualificado, a pena pode chegar a 8 anos.

A diferença do roubo

Já o roubo é considerado mais grave pelo Código Penal, pois envolve a participação direta de vítimas, as quais são ameaçadas em troca de algo. Não à toa, a pena prevista é detenção que pode variar entre 4 e 10 anos, além de multa. Peguemos o mesmo exemplo da loja.

shutterstock-420540280.jpg

Digamos que, ao invés de pegar o casaco sem o conhecimento de ninguém, a pessoa entra na loja com uma arma na mão e obriga os funcionários a lhe darem o objeto desejado. Isso é roubo. Ou seja, trata-se de uma ação que envolve contato e é realizada através de ameaça ou violência.

Sendo assim, entrar na residência de outra pessoa e pegar algo quando não há ninguém em casa, é furto. Entrar no mesmo local e ameaçar a família para que o objeto seja levado, é roubo.

  • Observação: popularmente o roubo também é chamado de assalto. No entanto, juridicamente o termo não existe. Assalto vem da expressão "tomar de assalto", ou seja, de surpresa.

Quer saber mais sobre furto e roubo? Então entre em contato com um advogado especializado em direito penal.

Fotos: por MundoAdvogados.com.br

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
2 Comentários
  • samuel ferreira

    Boa noite, tive uma experiencia nao muito agradavel onde um rapaz arrancou o celular do meu bolso me empurrando e saiu correndo, quero saber como seria chamado isso (roubo, furto qualificado ou furto simples), sendo que vi o rapaz e tive contato com ele.

  • Hudemberg Silva

    Bom dia eu comprei um carro em dezembro de 2015 comprei legalmente fiz todos os procedimentos transferir pra meu nome em outubro de 2016 emplaque normalmente fiz seguro renovei o mesmo seguro aí quando foi agora no dia 03/02/2017 recebi uma intimação dá delegacia de roubo e furto fui lá aí o delegado falou que eu tinha que devolver o carro pois ele tinha sido roubado a seguradora tinha pago a o ex dono aí o ex dono reservei o seguro e vendeu o carro sim é a mesma seguradora e a mesma que eu fiz o seguro e renovei como faço pra ter de volta o carro

últimos artigos sobre delitos criminais