O cliente não quer pagar. O que fazer?

Você já vendeu algo e teve dificuldade para receber? Ou nunca mais recebeu? Pois saiba que existem mecanismos legais para garantir os seus direitos.

27 JUL 2016 · Leitura: min.
O cliente não quer pagar. O que fazer?

"Vendi e não recebi. Tentei cobrar de todas as maneiras amigáveis possíveis e não tive sucesso. Não sei mais o que fazer". Esse desabafo é fictício, no entanto, reflete a realidade de muitos comerciantes e prestadores de serviços que realizam trabalhos, investem tempo, dinheiro ou vendem produtos e colhem como resultado o prejuízo. Ao invés do dinheiro, veem consumidores que deixam de honrar o compromisso financeiro.

Só para se ter uma ideia, dados do primeiro semestre de 2016 revelam que o país possui quase 60 milhões de inadimplentes, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Isso significa quase 40% da população adulta. No entanto, os números podem ser maiores, já que muitas vendas são realizadas sem nota, ou seja, na base da confiança. Isso ocorre muito em comércios de bairro, entre vizinhos, colegas de trabalho ou entre amigos.

Em tempos de crise e em que grande parte da população anda com o "cinto apertado", deixar de receber qualquer quantia pode significar sérios prejuízos. Por isso, quer saber o que fazer para garantir o que é seu por direito? Então o portal MundoAdvogados.com.br vai lhe explicar.

Venda com prova escrita

Quando a venda é feita através de cheque, duplicata, com nota promissória, nota fiscal ou outra prova escrita, a cobrança é mais fácil. Isso porque existe um compromisso assinado entre as partes e que comprova a compra do serviço ou do produto. Nesses casos, basta o comerciante entrar com uma ação para advertir ao devedor do débito pendente. Chamada de "ação monitória", deve ser formalizada no Juizado Especial Cível (JEC) mais próximo.

Feito isso, o juiz responsável expedirá um mandato de pagamento e o devedor terá 15 dias para executá-lo. Caso o devedor não conteste a cobrança e tampouco realize o pagamento, o mandato se converterá automaticamente em título executivo judicial. Isso significa a possibilidade de penhora ou apreensão de seus bens. O prazo para dar entrada numa ação monitória é de até cinco anos.

shutterstock-381129667.jpg

Venda sem prova escrita

Nesses casos, conseguir receber o pagamento é um pouco mais complicado e demorado, no entanto, não é impossível. Para isso, é preciso que o comerciante lesado junte o máximo de provas possível e também conte com testemunhas que confirmem que o negócio foi feito e que não houve o pagamento. Conversas em redes sociais ou e-mails também valem como prova.

O passo a passo começa com iniciar uma "ação de cobrança", que consiste em apresentar as provas obtidas no JEC. Como dito antes, o processo é mais lento, pois as provas devem passar por análise pericial. Além disso, ao contrário da ação monitória, a cobrança feita por meio desse procedimento abre espaço para que o acusado conteste a origem da dívida, as condições e o valor cobrado.

E se faltam provas?

Quando a venda é realizada sem nenhum tipo de prova, a cobrança é muito difícil de ser realizada, já que fica a palavra de uma pessoa contra a da outra. Por isso, não deixe de documentar de alguma maneira sua venda. Isso lhe dará garantias de recebimento, nem que seja por meio judicial.

Você passa por uma situação semelhante e quer buscar seus direitos? Então entre em contato com um advogado especializado. Ele poderá ajudar você no processo de cobrança, minimizando os prejuízos.

Fotos: por MundoAdvogados.com.br

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
45 Comentários
  • Milton Nascimento CARVALHO

    Vendo roupas por internet vendi umas peças no valor de R$:127,00 Já tem 3meses o rapaz me enrolando para pagar gerei boletos para ele pagar em suas vezes chegou a data ele disse sem dinheiro chegou próxima data mesma história. Valor e pouco mais a falta de honestidade dele e muita me irritei quero colocar na Justino que posso fazer?? Me ajudem por favor......

  • Tabata Almeida

    Vendi um eletromésticos para uma vizinha e as condições da venda foram combinado por whatsapp. Porém depois de meses me pagou uma parte e ainda me enrola para pagar o restante. O que posso fazer. tenho todo o histórico da conversa do whatsapp como prova.

  • Marilena Bet

    Ola a maquina de cartao nao funcionou na compra deixei levar com a promessa que a pessoa passaria no dia seguinte ou eu iria ate a casa dela pra levar a maquina de cartao e parcelar. Ela nao veio nao passou o endereço e agora me bloqueou no fac, insta e whats..mas tenho algumas tricas de mensagens antes do bloqueio. Tenho tbm imagens gravadas da.pessoa na loja e eu tentando passar o cartão. Ela esperando sera q isso pode ser prova suficiente? Ou dou como perdido pois não tenho nada assinado por ela.

  • Maria Luisa Vina Lago

    Criei um website e o cliente quer cancelar o contrato ,quanto posso cobrar de multa ?

  • Djalma Santos

    Bom dia Estou com problemas para receber de uma empresa após meu atendimento e o envio da nota o advogado da empresa me informou q não iria pagar e q devia buscar meus direitos estou meio perdido pois atuo no mercado ah 20 anos e é a primeira vez que tenho esse tipo de problema o mesmo me bloqueou nas redes sociais e não responde meus emails se possível gostaria de uma orientação

  • Giancarlo Vasconcelos

    Trabalhei em uma empresa de vendas de enxoval cama, mesa e banho e eles faziam eu assinar promissória para se a cliente não pagar eu pagasse, isto e legal ??

  • Jair Santana

    Olá como vai ! Sou prestador de serviço (ramo de elétrica) executei diversos serviços como elétrica, cabeamento estruturado, PABX, alarme, câmeras, em uma escola e na reta final do serviço falaram que não tinha dinheiro. Permaneçi executando serviço até conclui-lo. O serviço foi concluído e não fui pago completamente, tentei inúmeras vezes acordo de maneira branda e pacífica mais sem sucesso. Eles se niglenciaram a assinar a proposta de orçamento. Não me atende me bloquearam no app whatsapp isso se arrasta desde setembro de 2019. Tenho provas de mensagens e áudio .

  • Andreia silva

    Meu sogro vendeu uma geladeira para uma pessoa,só na base da confiança, meu sogro veio a falescer e a pessoa nao quer pagar para a minha sogra e o meu esposo ,a geladeira foi comprada no meu nome,ele disse que só vai pagar para o meu sogro,o que posso fqzer

  • Angelica gacia

    Comprei um aparelho celular para um amigo ele pagou até a 4 parcela mais depois parou de pagar é disse q ñ vai mais pagar oq Fasso como posso resolver isso

  • Samara Ferreira da Silva

    Vendi minha geladeira para uma pessoa que ajuda família carente, fui junto para entregar a geladeira e combinamos que ele me pagaria em 4x de 200, ou seja, a venda da geladeira ficou por 800 reais, porem até agora ele não me pagou, tenho prints de conversas, fotos dele com a geladeira e testemunha de venda e entrega. Isso ta rolando a mais de 4 meses, fui muito paciente, tentei resolver das formas mais amigáveis possível, mas não fui paga até hoje. O que eu faço? Meu caso tem solução?


Carregando...



últimos artigos sobre dicas sobre advocacia