Você é imigrante? Veja 5 cuidados que deve tomar

Viver como imigrante exige seguir uma série de regras, que mudam de acordo com o tipo de visto que se tem. Por isso é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas e/ou deportação.

8 SET 2016 · Leitura: min.
Você é imigrante? Veja 5 cuidados que deve tomar

Morar no exterior, nem que seja por um tempo, é o desejo de muita gente. Seja pela vontade de profissionalizar-se, de aprender novos idiomas, ou ainda para tentar uma vida melhor. No entanto, não basta apenas arrumar a mala e partir. Aliás, essa talvez seja a parte mais fácil na vida de um imigrante.

Viver no exterior como imigrante exige uma série de requisitos que mudam de país para país. Não segui-los, pode significar multas, deportação e até prisão. Veja como garantir que sua jornada transcorra sem problemas.

1) Estude o idioma antes de sair do Brasil

Mesmo que você saia do Brasil para aprender o idioma no país escolhido, é importante que consiga pelo menos se comunicar. Lembre-se que terá que passar pela imigração na entrada do país e responder uma série de perguntas. Isso não deixa de ser uma barreira e nem sempre os responsáveis pelos postos de imigração costumam facilitar.

Além disso, se o seu objetivo é buscar por trabalho, dominar o idioma é muito importante para um imigrante. Isso porque, na maioria das vezes, as vagas encontradas ao chegar-se no país são no comércio, como lojas, cafés, restaurantes, etc. Sendo assim, mesmo que você encontre um emprego na sua área, é importante que domine o idioma do novo país.

2) Tudo certo com o seu visto

O visto é a garantia de que o imigrante está legalmente no país. Do contrário, a menos que tenha uma justificativa aceita pelas autoridades, você corre o risco de ser deportado, pagar multa e ser proibido de entrar novamente no país por certo período (5 anos em alguns países europeus, por exemplo).

Você deverá seguir as diretrizes estabelecidas pelo seu visto, já que há diferenças entre vistos de trabalho, de estudo e de turista. É importante destacar que cada tipo de visto possui um prazo de validade. Para renovar o documento, os documentos e exigências poderm variar segundo categoria e país.

Se você for para o exterior para estudar, planeje todo o processo antes de sair do país. A maioria dos países exige que a permissão seja dada no Brasil junto à embaixada do país escolhido (Espanha, por exemplo). Ao contrário do que muitos pensam, entrar como turista e tentar matricular-se em um curso (de idiomas, pós-graduação, mestrado) não é permitido, com algumas poucas exceções.

shutterstock-402702424.jpg

3) Evite trabalhar ilegalmente

Assim como trabalhar ilegalmente é proibido no Brasil, no exterior não é diferente. Mas isso ocorre? Sim, ocorre. No entanto, nem por isso as autoridades são condescendentes quando o imigrante é descoberto.

4) Siga as leis do país escolhido

Evite situações que coloquem em risco seu visto. Às vezes, uma briga de bar já pode ser justificativa para um processo de deportação. Aliás, a deportação é a principal preocupação para imigrantes ilegais. Muitos chegam com visto de turista (válido por até 3 meses) e não regressam mais ao Brasil até conseguirem regularizar sua situação. O Governo Federal estima que, em 2015, havia pelo menos 730 mil brasileiros ilegais somente nos Estados Unidos.

5) Procure um advogado

Em diversas situações o desconhecimento das leis é o principal vilão da vida de um imigrante. Por isso, se você pretende viver fora do Brasil, busque assessoria de um advogado especializado em imigração. É um passo importante para entender as leis e encontrar a melhor possibilidade para manter-se no país escolhido de maneira legal.

Além disso, muitos brasileiros são descendentes de europeus e podem requisitar a dupla cidadania, o que permite viver de maneira legal na Europa.

Fotos: por MundoAdvogados.com.br

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
1 Comentários
  • Fallou kandji

    Ola eu sou senegalaise morou na rio de janeiro quero pedir visto portugual se tem alguem q pode me ajudar por favor 21985439198

últimos artigos sobre dicas sobre advocacia