Posso colocar minha mãe em uma casa de repouso durante os dias de meus cuidados?

Feita por >Cleia>. 1 ago 2020 Responsabilidade civil

Minha mãe até pouco tempo ficou sempre sob meus cuidados emocionais e físico (até fevereiro deste ano). E vem piorando o quadro a ponto de não poder andar. A partir de fevereiro de 2020 ela foi para casa da minha irmã e eles tomaram uma decisão, pensando em até me ajudar, de colocar uma cuidadora durante a semana e que eu revezasse com a minha irmão os cuidados dela aos finais de semana.

Porém nesse ínterim, minha mãe de quase 84 anos, começou a ficar mais tempo sentada e acamada (sem se movimentar) e minha irmã descobriu um câncer no ovário (não sei muito do quadro) tendo de ficar hospitalizada durante quase 1 mês. Nesse período então assumi de ficar no hospital com a minha irmã e ficar aos finais de semana com a minha mãe.

Minha irmã tem um dois filhos e um marido. Então acabei solicitando que eles assumissem os outros finais de semana que eu acabei ficando, pois me sobrecarregou. Por isso, a relação entre meu cunhado e sobrinha se modificou e discutimos muito. Fiquei até impedida de falar com minha irmã (não declaradamente, mas toda vez que eu ligava na casa dela, ou ela estava dormindo, ou estava tomando banho, ou estava jantando e não podia me atender.

Por diversas vezes em minha discussão disse que não iria mais cuidar da minha mãe dessa forma (e eles me acusam de abandono), pois me recusei a ficar com ela me sobrecarregando. Durante março, abril, maio, junho minha mãe ficou sob cuidados da cuidadora (que foi contratada por eles) e aos finais de semana com minha irmã.

No dia 24 de junho minha mãe foi ao hospital Prevent porque estava com muitas dores na perna e costas (coisa que sempre ela relatava, e conosco sempre teve cuidados médicos, pois eu levava e inclusive pagava um médico por fora). Após os atendimentos necessários e procedimentos hospitalares retornou para casa junto a cuidadora. No dia 03 de julho retornou ao hospital com mais dores e febre e foi detectado pela Prevent Senior (embora não conste no site, visto por minha filha) que ela estava com COVID-19. Foi detectado um quadro mais leve e no dia seguinte ela foi enviada para fazer o tratamento em casa. Não sabemos como ela contraiu o COVID-19 visto que os cuidados estavam somente com a cuidadora, mas suspeitamos que tenha contraído nesse dia em que foi ao hospital, pois ela só saia de casa para ir para casa de minha irmã. No dia 12 de julho foi internada com quadro grave de COVID-19, tendo alta no dia 24 onde passou mal e retornou a ficar mais uma semana, tendo alta dia 31.

Ela retornou para casa com sonda nasogástrica e acesso na veia. E tem ficado acamada durante esse período. Não tenho forças (estrutura física e também sofro de problemas na coluna lombar (comprovados por exames) para ficar movimentando ela na cama). Mas mesmo assim concordei com meu cunhado e sobrinha que ela viria para casa, que a cuidadora continuaria cuidando dela durante a semana (pago por eles) e eu viria final de semana cuidar dela, mesmo com todas dificuldades por mim enfrentadas.

Sugeri então de colocar a minha mãe durante esses dias em uma casa de repouso onde ela seria melhor assistida por enfermagem 24 horas, mas eles se recusam. Mas, minha sobrinha e meu cunhado não vem cuidar dela (não sabendo o quanto é penoso). Parece que só querem "castigar" por que eu pedir para eles cuidarem de minha mãe, justamente quando a minha irmã retornou ao hospital para casa. Meu cunhado verbalizando inclusive que está com muita raiva de mim e de minha filha por isso.

Minha irmã não tinha posses financeiras mais do que eu, pois depende de meu cunhado e sobrinha (que sempre viveram financeiramente bem), eu trabalhei bastante o ano passado e nesse ano e cheguei a ganhar bem, mas com a pandemia meus rendimentos acabaram e eu estou sem trabalho, agora o ganho só a minha aposentadoria. (minha filha iria ajudar no pagamento da casa de repouso).

Apesar das limitações físicas, minha mãe é bem lúcida e prefere também ficar aos cuidados da cuidadora e de mim aos finais de semana dessa forma. O que me deixa muito desgastada emocionalmente e fisicamente.

Gostaria de saber o que eu posso fazer nesse caso? Durante esses período de cuidados mais especiais? E depois durante os meus 15 dias de cuidados no mês (somente quando minha irmã melhorar do câncer), o que eu posso fazer?

Advogados especializados em Responsabilidade civil

Ver mais advogados especializados em Responsabilidade civil

Outras perguntas sobre Responsabilidade civil