Posso processar minha professora por ter me causado constrangimento?

Feita por >Maria>. 26 set 2019 Danos morais

Uma professora da faculdade recentemente se achou no direito de parar sua aula e comentar com a sala toda sobre minhas faltas, sendo que estava passando por um momento muito difícil psicologicamente e não consegui comparecer. Agora todos meus colegas ficam me perguntando porque faltei tanto sendo que foram problemas extremamente pessoais. Sofro de depressão grave, ansiedade social e transtorno alimentar. Eu não queria ter que explicar para ninguém minhas faltas a não ser que fosse necessário, visto que ainda não atingi o limite delas. Sinto-me muito constrangida na sala de aula e achei uma falta de profissionalismo da professora, que é psicóloga. Estou ainda com mais dificuldades para frequentar sua aula agora.

A melhor resposta

Boa Tarde Maria, você até poder propor uma ação pelos danos causados, pelo constrangimento ocorrido, porém terá de comprovar que o mesmo ocorreu, não basta simplesmente informar e afirmar isso perante o juízo, assim como deve ter ciência, de que isso poderá ou poderia implicar em uma situação que seria inviável ficar no curso ou na faculdade, salvo se o processo for posterior a conclusão da matéria com essa professora, pois isso pode lhe prejudicar, de alguma forma.

Mas nada impede, desde que devidamente comprovado, que possa propor a ação.

8951 respostas

Sim, cabe um processo de dano moral contra a universidade, pelos atos de seus funcionários ou prepostos. O importante é fazer a prova do ato ilícito perpetrado pelo preposto e o nexo de causalidade com o dano extrapatrimonial.

Breno Carvalho Advogado em São Paulo

54 respostas

Advogados especializados em Danos morais

Ver mais advogados especializados em Danos morais

Outras perguntas sobre Danos morais