Como formalizar uma união estável?

A união estável tem se tornado bastante popular, e possui peso equivalente a um casamento civil. Sabia que pode ser realizada de duas maneiras? Entenda mais a seguir.

10 MAI 2017 · Leitura: min.
Como formalizar uma união estável?

Atualmente tem sido bastante comum que casais, antes mesmo de pensar em formalizar a união judicialmente, passem a morar juntos e dividir não somente a vida, mas também os gastos e os investimentos em bens, como veículos ou imóveis, por exemplo.

No entanto, apesar de alguns casais descartarem a opção do matrimônio civil, o popular casamento, não deixam de aderir à união estável. Isso para garantir direitos e ainda evitar dores de cabeça diante de uma possível separação futura.

Vale destacar que, assim como o casamento, a união estável é também uma relação entre duas pessoas, estabelecida com o intuito de formalizar uma família. Porém, para que a união estável ocorra, não é preciso, necessariamente, que seja formalizada.

Para isso, basta comprovar que existe uma relação pública e duradoura entre as partes. Ao contrário do que ocorria antigamente, já não existe mais um prazo mínimo para a configuração da união.

No entanto, é importante salientar que, em caso de separação, uma união estável não registrada e sem data oficial de início pode gerar alguns incômodos, principalmente na hora da divisão dos bens. É comum que em situações assim seja exigida, por parte do juiz, a presença de testemunhas, documentos, fotos e outros tipos de provas. Já se o intuito é formalizar, alguns passos devem ser seguidos.

Passo a passo para formalizar a união estável

A união estável é um documento público que tem como objetivo declarar que duas pessoas vivem juntas. Além da oficialização, também são estabelecidas questões burocráticas, como posse e divisão de bens, garantia de declaração de benefícios em caso de morte e, ainda, inclusão do companheiro em planos de saúde, clubes ou seguro de vida, por exemplo.

shutterstock-367430390.jpg

Para formalizar uma união estável, o casal pode optar por dois caminhos:

Escritura pública

Esse documento declara publicamente a união estável. O casal necessita procurar um Cartório de Notas, onde se apresenta a um tabelião e declara a data de início da união e o regime de bens escolhido. Também pode realizar outras declarações que julgar importante, como financeiras, de posses e de bens. São exigidos os seguintes documentos:

  • CPF
  • RG
  • Comprovante de endereço
  • Certidão de Estado Civil (emitida em até 90 dias)

Contrato particular

A união estável também pode ser feita através de contrato particular, o qual é registrado em um Cartório de Registro de Títulos e Documentos. Nesse modelo, o casal confirma a data de início da convivência, escolhe o regime de bens e também destaca como será a divisão das posses em caso de separação. Além disso, existe a possibilidade de incluir cláusulas que sejam de opção de ambos. Para o contrato particular é necessário:

  • Assinatura com firma reconhecida em cartório de pelo menos duas testemunhas maiores de 18 anos e que não apresentem discapacidades.
  • Registrar em cartório para que o documento tenha efeito legal.

É importante destacar que, na união estável, prevalece o regime da comunhão parcial de bens. No entanto, o casal pode ter um contrato no qual especifica os bens dos dois com a mesma flexibilidade admitida no pacto pré-nupcial. Apesar de não ser obrigatório, especialistas recomendam o apoio de um advogado para a formulação do contrato, o que evita equívocos e garante a clareza jurídica da união.

Fotos: MundoAdvogados.com.br

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
26 Comentários
  • Natalia Maria da Silva Batista

    Ele ta preso como e que eu fasso pra obter o registro de união estavel

  • Vanessa Gomes

    Olá eu moro com meu companheiro há 12 anos não tenho nenhum documento que comprove essa união, tenho 1 filho com ele de menor, mais tem um problema ele ainda é casado com outra pessoa porém eles não se divorciaram, foram casados com comunhão de bens, mais não tiveram nenhum filho, nesse caso como devo proceder nessa situação? Posso mesmo assim, oficializar em cartório que moramos juntos? Vocês podem me dar uma orientação por gentileza? Agradeço desde já Atenciosamente Vanessa

  • Adriana De Queiroz Alves

    No contrato pedindo a comunhão parcial de bens, ficará insentos ambas as partes o que possuiram antes do contratos. So valendo direitos dos bem a partir do contrato feito União estável.

  • Hugo Leonardo

    Já tenho uma declaração de União estável(esperando a dissolução da mesma). Posso fazer uma declaração de União estável com a minha atual companheira??

  • Gemima Mbuyi Mukendi

    Olá boa noite! sou estrangeira, tenho já 3 anos aqui no Brasil, namoro há 3anos e o meu namorado também é estrangeiro e morava aqui mas agora ele tá fora do Brasil. Gostaria de saber se tem como pra nós fazer a UNIÃO ESTÁVEL?

  • Flavio Lage

    Boa tarde, gostaria de saber se existe, em termos de direitos, alguma diferença entre a união estável por contrato particular e a união estável por escritura pública.

  • Jennyfer Albuquerque

    Gostaria de saber , se eu estando casada no cartório mesmo estando separada de corpos a mais de seis anos, posso fazer união estável com meu atual marido e retirar o sobrenome do meu ex marido. ?

  • Meire jane de jesus

    Giz uma declaração de união estável no ano de 2005.Agora fui no cartório e me disseram q nao encontram la.eu tinha uma cópia mas perdi.precbiso desse documento.e agora o que fazer?

  • Euzana Maria Santos Martins

    Estou fora do país, em portugal, gostaria de saber se um advogado, pode fazer isso para mim e enviar aqui, e ela reconhecer a firma e depois envia novamente.

  • Luciene Carvalho cima

    Gostei mas eu tenho uma namorada eu e ela já namora faz dois anos sono do mesmo sexo eu gostaria de saber se posso formalizar uma união estável com ela pq já fui casada no civil e no religioso e me separei mas não me divorciei do meu ex por nós ser do mesmo sexo nós podemos formalizar essa união estável


Carregando...



últimos artigos sobre casamento e família