Como funciona uma consultoria jurídica?

Cedo ou tarde todos nós necessitaremos de algum tipo de suporte legal. Entenda como a consultoria pode lhe ajudar a evitar problemas futuros, seja para pessoas físicas ou jurídicas.

15 ABR 2015 · Leitura: min.
Como funciona uma consultoria jurídica?

Você saberia garantir seus direitos se comprasse um produto defeituoso e o fabricante não oferecesse a devida assistência? Ou o passo a passo de como lidar com uma multa de trânsito indevida? Ao comprar um imóvel, você saberia avaliar o contrato? Ou ainda, se você possuísse uma empresa, saberia como se resguardar de processos trabalhistas?

Como se pode ver, muitas são as situações do cotidiano em que uma consultoria jurídica se faz necessária, seja de forma preventiva ou para lidar com problemas já existentes. Um consultor jurídico poderá prestar serviços para pessoas e empresas, dando assessoria relacionada a diversas áreas do direito.

Basicamente, o consultor irá ajudar o cliente a esclarecer assuntos sobre legislação, ajudando-o a cumprir determinados requisitos legais. Entenda como a consultoria pode ajudar a evitar problemas futuros e qual a sua importância para evitar complicações legais.

Como funciona uma consultoria jurídica?

Uma assessoria jurídica bem feita será capaz de trazer soluções rápidas e contundentes para o seu problema. Por isso, para garantir que a consultoria seja eficiente, é fundamental contratar um advogado experiente e que seja especializado na área do seu caso.

O atendimento pode ser feito de várias maneiras. Existem profissionais que realizam consulta presencial ou por telefone. Também é possível contratar um advogado online. O tipo de vínculo com o escritório ou advogado pode ser acordado previamente:

  • um contrato mensal, com valores predeterminados
  • ou uma consultoria avulsa para solucionar um problema mais pontual

Leia mais: Que tipo de serviço pode oferecer um advogado online?

Quando recorrer a uma consultoria jurídica?

A consultoria jurídica também é chamada de advocacia preventiva, justamente porque seu objetivo principal é resguardar o cliente perante trâmites legais. Para ficar mais, claro vamos dar um exemplo bem recorrente. Imagine um casal que acaba de comprar um imóvel para iniciar uma vida juntos. No entanto, a construtora não cumpre o prazo de entrega e o contrato assinado pelo casal não dá nenhuma garantia de ressarcimento ou cobertura de danos.

Em meio a tantos detalhes, é comum que compradores acabem não prestando atenção às cláusulas. O resultado são milhares de casos de compradores frustrados e atados por "armadilhas" no contrato. Se este casal tivesse consultado um advogado antes de comprar o imóvel, seria possível identificar se existem cláusulas abusivas no contrato e exigir seus direitos como consumidor, sem sofrer prejuízos financeiros ou grandes frustrações.

law3.jpg

Por isso, uma consultoria jurídica é muito mais indicada quando as dúvidas sobre determinada legislação ainda não viraram um problema ou uma ação judicial. Mas vale lembrar que também faz parte da avaliação de um processo, seja para determinar viabilidade do caso ou para indicar alternativas e opções de recursos de algo que já está em andamento em juízo.

Uma consultoria jurídica em empresas pode auxiliar em diversas frentes. Por exemplo, dando assessoria no planejamento tributário, oferecendo consultas sobre a normativa de patentes ou na legislação sobre exportação e importação de produtos. Ou ainda, orientando na contratação ou demissão de funcionários para não correr riscos de processos trabalhistas.

Se você ainda tem dúvidas sobre este tipo de serviço ou busca recomendações para contratar um advogado especializado, entre em nossa sessão "Perguntas". Lá, você terá mais diversos profissionais dispostos a lhe ajudar.

Fotos (ordem de aparição): por geralt (Pixabay) e Wikimedia Commons

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
43 Comentários
  • Rute Rosa de Jesus

    Fiz um depósito e o banco alega que depositei envelope vazio!! O que fazer nessa situação. O banco não deixa eu ver as câmeras do dua do depósito eu tenho certeza que fiz o depósito.

  • Jessica costa

    Boa tarde, entrei numa clinica para trabalhar da 08 as 14, porém foram pedindo pra eu ficar 10 as 20 ,entrei na empresa em setembro de 2019, e não fui registrada ainda porem agora estou gravida, e pedi pra voltar no meu horário normal das 08 as 14 e os mesmos não querem, eles alegam que a carga horaria já foi mandada pra contabilidade, porém nem registrada eu fui e quero ficar no meu horário da 08 as 14.

  • Érica craveiro

    Por favor gostaria de um atendimento

  • Elias da silva pereira

    Boa tarde gostaria de saber como posso resolver um problema eu tenho um carro no meu nome ele tá financiado pela bv só que acabei vendendo esse veículo mas faltava 28 prestação o rapaz atrazou as parcela como posso resolver

  • Mell Vieira

    Atualmente fui eleita como síndica do Condomínio onde moro. Porém, é um Condomínio popular dentro do projeto MCMV - MINHA CASA MINHA VIDA, Como faço para solicitar uma assessoria avulsa para esclarecimentos dos DIREITOS E DEVERES DOS CONDÔMINOS no condomínio.

  • Janaina de Moraes Cunha

    Eu perdi a gurda do do meu filho no recurso e quero saber o que eu posso fazer pra recuperar

  • CASSIA CRISTINA DE SOUSA FARIAS

    A QUE BOM E ATRAENTE ESSE MEIO COMERCIAL.

  • dirce de fatima

    minha mae quer doar pra mim a parte de cima da cas que eu mesmo construi so que o lote e menbrado com vizim e o lote nao tem escritura so uso campeao como faco pra conseguir essa doacao da minha mae

  • Rosevania silva leoncio

    Boa tarde estou num caso difícil uma empresa km financeira me enganou falou que eu estava fazendo um empréstimo e agora disse que era carta de credito e foi me pedindo dinheiro fui dando esta 10180 reais e agora eles quer que eu pago 1700 para eles devolver um dinheiro que é meu e agora disse que vai ponha no jurídico sendo que não peguei nada deles e fui enganada tenho todas as msg e áudios que eles me mandou

  • Jeane silva leite

    Acidente dimenor com 6 anos tem direitos ao auxílio acidente


Carregando...



últimos artigos sobre dicas sobre advocacia