Não pode se deslocar a nenhum escritório?
Encontre um advogado online

Como saber se estou sendo processado?

Muitos desconhecem, mas existem diferentes formas de saber se você está sendo processado, mesmo antes de receber ruma comunicação da Justiça. Saiba como neste artigo.

11 NOV 2015 · Leitura: min.
Como saber se estou sendo processado?

"Eu vou processar você". Essa é uma frase muito usada por pessoas que, por algum motivo, se sentem lesadas e que têm a intenção de buscar seus direitos. Mas também, em alguns casos, é utilizada sem o propósito real de abrir uma ação, apenas para intimidar a outra parte.

Afinal, como saber se uma simples ameaça acabou em processo? Perguntamos aos profissionais da área o que deve ser feito para confirmar constamos como réu em uma ação. Confira as explicações dos advogados.

Comunicação formal

Os especialistas esclarecem que, quando a Justiça recebe uma ação, em poucos dias a parte processada é formalmente comunicada pelo Poder Judiciário. Porém, se você não quer ficar na dúvida se foi processado ou não, pode solicitar essa confirmação, como explicam os advogados do escritório Bender e Fernandes Advogados.

"A forma mais garantida de saber se o processo de fato está em trâmite é solicitar junto ao 'cartório distribuidor' do Fórum uma 'Certidão de Feitos Ajuizados' em seu CPF".

Consulta pela Internet

A consulta processual também pode ser realizada pela Internet, através do site do Superior Tribunal de Justiça, como comentam os profissionais do escritório Prata & Santana.

"Se não for nenhuma ação que tramitaria em Vara de Família, que tramitam sem segredo de Justiça, pode ser feita a busca pelo site do Tribunal, digitando seu nome completo no campo 'Nome da Parte'. Dependendo de onde você mora, terá de selecionar o foro no qual tramitaria esta ação, pois, de maneira geral, as ações tramitam no foro da residência do réu".

O sistema permite níveis e formas diferentes de consulta e, para quem não tem informação alguma sobre o processo, a pesquisa pode ser pelo nome do autor ou do réu. Caso haja um processo, é possível visualizar detalhes, como a fase de tramitação, as decisões e as petições.

Se realmente o seu nome consta em um processo que está em tramitação, o mais indicado é buscar a ajuda de um advogado especializado na área em questão. Ele estará preparado para analisar a ação e tomar as providências mais adequadas para a resolução do seu caso.

Clique aqui para consultar a base de dados do Superior Tribunal de Justiça.

Foto: por jmtimages (Flickr)

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
243 Comentários
  • Luiz carlos silva de souza

    Eu gostaria de saber se existe algum processo criminal contra mim.ou processo judicial contra mim?

  • Adalberto aparecido da silva

    Eu queria saber si estou sendo processado.??

  • Maria hèlia de Souza shimizu

    Esteve um oficial de justiça no meu ex endereço só que não deixou nem um tipo de endereço ou telefone pra mim localizar ele como consigo saber quem é ele

  • Leandro da silva santos

    Gostaria de saber se tem algum processo cintra min leandro da silva santos

  • JOÃO GERALDO DE JESUS GAMA GAMA

    Eu gostaria de saber se estou sendo processado

  • Aline moreira de souza brito

    Recebi contato de um escritório de advocacia dizendo q estou com processo pelo não pagamento de uma divida fiz um acordo mais estou com medo da veracidade desses boletos e desse processo tb

  • Thalys Marins

    Queria saber se existi algum processo ou existiu em meu nome ??

  • Claudionor de Oliveira

    Quero saber se estou sendo processado pois recebi uma mensagem pelo celular somente!

  • Andre conceição dos santos

    Gostaria de saber se tenho algum processo por pensão alimentícia obrigado

  • ALESSANDRA couto

    Eu comprei uma casa no terreno dos fundos da minha avó o terreno e dela e somente a casa em si e minha agora resebi uma notificação da justiça eu perco esse terreno mesmo n sendo meu eu n tenho nemhum bem eu qero faze um parcelamento o qe eu faço?


Carregando...



últimos artigos sobre dicas sobre advocacia