Diferenças entre lesão corporal e tentativa de homicídio

Nas duas situações, a vítima pode sofrer lesões, mas o que define se há um crime ou outro é o objetivo do autor. Saiba mais sobre o tema e conheça as punições previstas para cada caso.

4 OUT 2017 · Leitura: min.
Diferenças entre lesão corporal e tentativa de homicídio

Você sabia que o que diferencia a lesão corporal da tentativa de homicídio é o objetivo com que o crime foi cometido? Sabia que, dependendo das circunstâncias, num crime onde houve morte da vítima, o acusado pode pegar uma pena menor do que em outro, no qual a vítima conseguiu escapar e continua viva. Por que isso acontece?

Tudo depende da tipologia do crime e dos agravantes. No caso da lesão corporal, o autor age com o intuito de ferir a vítima. O crime pode ocorrer de várias maneiras, como com agressões com ou sem arma, queimaduras, hematomas, escoriações, entre outros. No entanto, o objetivo de quem comete a lesão corporal não é matar a outra pessoa, apesar de isso poder ocorrer.

Esse tipo de crime se divide em quatro grupos: simples, grave, gravíssimo e lesão corporal seguida de morte. Já no crime de tentativa de homicídio, o autor tem como objetivo tirar a vida de uma pessoa (ou várias), apesar de não haver conseguiu. Nesse tipo de caso, pode até haver lesões corporais e comprometimento da integridade física ou da saúde da vítima, mas não há morte.

Entenda como se divide a lesão corporal

A lesão corporal é um crime no qual o autor busca agredir a vítima e provoca danos físicos ou na saúde, temporários ou permanentes. Entretanto, o que define o nível da lesão corporal não é o que foi feito, mas sim as consequências do que a ação provocou. Usemos como exemplo uma agressão física.

No primeiro caso a vítima apanhou bastante, mas as lesões foram leves. Na segunda situação, a pessoa levou apenas um soco, mas perdeu parte da visão. O que é analisado é o resultado da ação. São quatro os tipos de lesão corporal:

  • Simples: vermelhidão, desmaio ou dor ou dor não permanente. Pena prevista é de 3 meses a 1 ano de detenção.
  • Grave: quando a vítima fica incapacitada para realizar tarefas cotidianas por mais de 30 dias. A pena prevista é de 1 a 5 anos de prisão.
  • Gravíssima: são lesões que causam deformação ou incapacidade permanente da vítima. O autor pode ser condenado de 2 a 8 anos de detenção.
  • Seguida de morte: ocorre quando o objetivo do autor não era causar a morte da pessoa, mas isso ocorreu. A punição prevista é prisão que varia entre 4 a 12 anos.

Entenda as tipologias de homicídio

Como já mencionamos, na tentativa de homicído, a vítima escapa com vida, mas o intuito do autor era ter cometido o homicídio. Desse modo, mesmo que ação tenha causado poucos danos à pessoa, o julgamento é outro. Assim como no caso da lesão corporal, o Código Penal Brasileiro também divide o homicídio em quatro categorias:

  • Qualificado: se acontece por incentivo financeiro, motivo irrelevante, de maneira premeditada, com crueldade ou por discriminação racial, religiosa ou sexual. Pena de 12 a 30 anos de prisão.
  • Privilegiado: é quando o autor é considerado sob o domínio de violenta emoção criada por valores sociais, compaixão ou piedade. É o exemplo de um filho que, ao ver o pai ser assassinado, mata o autor em seguida. A pena depende do tipo de classificação (qualificado ou simples), mas pode ser reduzida para até um terço do previsto.
  • Culposo: o autor não teve a intenção de matar alguém, mas isso ocorre por sua culta. Um exemplo é o motorista que dirige de maneira imprudente e causa um acidente com vítimas fatais. Ele pode ser preso de 1 a 3 anos.
  • Simples: quando o júri considera que o homicídio não teve agravantes cruéis e sem domínio de emoção. Pena entre 6 e 21 anos de detenção.

Quer saber mais sobre lesão corporal e tentativa e homicídio? Então esclareça suas dúvidas com um advogado especializado em direito penal.

Fotos: por MundoAdvogados.com.br

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
56 Comentários
  • Denis Barbosa

    Meu filho agrediu um policial civil com um soco Até então estava protegendo um rapaz menor de idade no dia do ocorrido O que acontece no dia do fato ocorrido Ele em momento algum se identificou como policial Meu filho está preso a 11 meses E classificaram como tentativa de homicídio Pois o menor que foi agredido agrediu o mesmo com um soco inglês e certo isso. E meu filho por ter 18 anos acabaram jogando pra cima dele a culpa Mas ele não usou o soco inglês E sim o menor Estão querendo levar ele a júri popular O que eu como pai posso fazer.

  • Jaqueline Guimarães

    Olá, fui arrastada de um carro por 300 metros pela a minha ex, minha mão ficou presa na porta de trás do veículo e ela saiu em alta velocidade fazendo manobras de zigue zague , causando queimaduras por todo o corpo e um corte da cabeça. Oque acontece com ela ? Fui na delegacia e ela tbm afirmando que eu tinha acredito ela sendo que ela fez corpor delito e não deu nada, já no meu caso teve vários ematomas e corte e queimadura pela corpo

  • Washington modesto

    Bom dia tudo bem domingo passado fui separar fillho da minha muer de bater na namorada dele aq em casa mandei ele sair da minha casa pequei cólera do cachorro bate nele d leve só ele tava com facão e começou a bater no portão cortou portão com facão e cortou meu dedo e deu 11 pontos e derrubou o portão e veio pra cima dmim e corre dentro casa ele quebrou porta dentou me pegar d todo geito eu fiquei trancado no quarto isso tentativo homicídio e lesão corporal

  • JEAN PIERRE MARTINS BONIFACIO

    boa noite ! como explicado acima, a tentativa de homicídio e a lesão corporal se diferenciam pela intenção do agente certo? e como eu analiso a intenção ? se de provocar lesão ou de matar ?

  • Suelen Priscila

    Me responda meu marido teve a tentativa de homicídio duplo ele usou drogas e tem problemas mentais as vítimas não teve caso grave não estão em capacitados e ele é réu primário quantos anos ele pode ficar preso?

  • Daniel José Ferreira

    Fui agredido com um facão mas escapei com vida

  • Tatiana Mariano Sousa

    quando meu filho pequeno tinha dois meses ha quase três anos atrás,meu marido me agrediu ele apertava minha garganta muito forte e dava socos na minha cabeça,mas com minhas mãos eu com muito esforço consegui afroxar um pouco os dedos dele para não ser estrangulada,eu sofri tentativa de homicídio,gostaria de saber se ele ainda pode ser preso por isso?pq na época não fiz bo pq dependia dele para sustentar meu filho,na verdade ainda dependo

  • Juscelino Jesus da Silva

    Quando uma pessoa atira em outra pessoa, em uma discussão em bar, e os tiros não atinge a pessoa. Qual e tipo do crime?

  • JESSICA APARECIDA DA ROSA

    Meu marido bateu no meu padrasto pq ele tentou agredir a mim e aninha mãe pois era as alcolizado, ele.pode ser acusado de tentativa de homicídio mesmo sem ter a internação de matar e sim de defender duas mulheres, sendo que minha mãe tem uma úlcera em uma das pernas e eu fiz uma cirurgia recentemente estou usando bolsa de colostomia e tudo e ele tentou nos agredir

  • Tamiles silva

    Sofri tentativa de homicídio no trabalho. E não suporto está mais está no meu trabalho morreu toda a que la vontade de está no meu trabalho. O que eu faço?


Carregando...



últimos artigos sobre delitos criminais