MundoAdvogados.com.br
MundoAdvogados.com.br
No Google Play Na App Store

Você sabe o que é um acordo coletivo?

O acordo coletivo tem a participação direta dos trabalhadores em decisões importantes de seu cotidiano, como salários, férias, horários e outros direitos.

25 Jul 2016 Trabalho e INSS - Leitura: min.

Advogados

Sabe aquela situação em que trabalhadores de uma empresa buscam revisão de direitos, como aumento de salário, melhores condições de trabalho, mudanças em horários ou até mesmo melhor alimentação? Amparados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), esses trabalhadores são representados pelo sindicato da categoria, que trata de negociar, junto à empresa, as solicitações, ou seja, de celebrar um acordo coletivo e comum entre ambas as partes.

O acordo coletivo visa justamente propor uma negociação pacífica para chegar a um acordo comum entre o que é requisitado pelos trabalhadores (por meio do sindicato) e o que a empresa está proposta a ceder. É uma maneira de resolver conflitos e evitar situações como greves, que geralmente ocorrem quando não há negociação ou quando as negociações não são cumpridas pela empresa.

Conforme a CLT, um acordo coletivo tem vigência de dois anos e estão proibidas quaisquer possibilidades de retrocesso de direitos já conquistados, como férias ou salários. Após as negociações, ocorre uma assembleia geral de trabalhadores, que votam pela aprovação ou não da proposta feita pela empresa. Se aprovada, um documento é redigido e a cópia é entregue à Delegacia Regional do Trabalho, com o intuito de viabilizar a fiscalização.

Quem não cumpre acordo coletivo pode ser multado

Quando o acordo coletivo não é cumprido, o Ministério do Trabalho e Emprego deve ser acionado, o que é feito geralmente pelo sindicato. A partir daí, o Ministério fará um fiscalização e, em caso de comprovação de não cumprimento, a empresa estará sujeita a pagamento de multa prevista no acordo coletivo, além de multa aplicada pelo próprio órgão.

E quando não ocorre acordo coletivo?

Vamos dizer que o sindicato e representantes da empresa sentaram à mesa por diversas ocasiões para negociar e não chegaram a um acordo coletivo. O que ocorre? Ocorre que a decisão pode acontecer de maneira judicial com uma das partes, ou as duas, ingressando com ação sobre o caso.

shutterstock-343284773.jpg

Se for de âmbito regional, a ação tramita no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Se nacional, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Essa situação é conhecida como dissídio coletivo.

O que é convenção coletiva?

É uma negociação que tem amplitude maior. Enquanto o acordo coletivo prevê decidir questões entre uma empresa e seus funcionários, a convenção coletiva tem como objetivo decidir temas da categoria.

Por exemplo: o acordo coletivo se resume a definir propostas de uma determinada fábrica de carnes. Já a convenção coletiva trata da situação geral dos trabalhadores de todas as fábricas de carne no país. É realizada entre sindicatos de trabalhadores e sindicatos patronais.

Se você acredita que o acordo coletivo da sua empresa não está sendo cumprido, procure um advogado especializado para lhe auxiliar. Lembre-se de que você possui o amparo da lei para que seus direitos enquanto trabalhador sejam garantidos.

Foto: por MundoAdvogados.com.br

4 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mundoadvogados.com.br/proteccion_datos

Comentários (8)

  • Eldo Silva

    Boa noite como eu faço para ter acesso ao acordo coletivo,fechado entre empresas e sindicato

  • Washington Santos

    Olá em 2018 minha empresa fechou um acordo coletivo em cima do salário que era 974 se não me engano, mais a frente o salário mínimo aumentou e a empresa fez o reajuste para 998, no mês de maio de 2019 foi fechado o acordo coletivo, porém o reajusto foi em cima do salário de 974 e n o valor de 998 que é o valor que recebíamos até o acordo atual, isso está correto ?

  • Luci Horacio

    É possível se fechar um acordo com vigência menor que 01 ano?

  • Neilson Almeida Ribeiro

    A prefeitura cortou nosso data base feito em um acordo sindical...e disse q pode fazer e o fez. O podemos fazer pra rever essa situação? Somos Acs's com planos de cargo e carreira

  • ADRIANO SILVA ALMEIDA DE JESUS

    Bom dia!!! Na minha categoria q é a de comerciário da Bahia, não entraram em acordo: o empregador pode mexer no vale alimentação??? Por exemplo, corta pq não teve um acordo coletivo??? O acordo coletivo tem 1 ano e 9 meses...

  • Raimundo Daniel

    Bom dia trabalho em um restaurante a empresa recolhe a taixa gorjeta famosos dez por cento reter trinta e três não ha mais regras para isso quando perguntei disseram que eles tem um acordo do sindicato patronal que permitem fazer esse desconto de trinta e três gostaria de saber se está certo isso obrigado espero uma resposta

  • Allison Rodrigues Silva

    O que acontece com a empresa se na 3 encontro as partes de empregado X empregador não fechar o acordo coletivo?

  • Tatiane Souza

    Não sou sindicalizacao trabalho no banco é este não cumpre acordo coletivo

  • Você não pode deixar de ler...