É comum ter que pagar uma credencial para ser contratado pela empresa?

Feita por >Raphaela>. 1 mai 2020 Carteira de trabalho

Ontem, dia 30 de abril compareci a uma terceirizada relacionada a agência de empregos, ou seja, ela era um vínculo entre os futuros contratados e as empresas contratantes. Soube da minha entrevista no dia 29 de abril, por volta das 18:00h.
Compareci a entrevista e era necessário o acompanhamento de um responsável, mesmo caso a pessoa fosse maior de idade, ou talvez isso tenha acontecido porque completei 18 anos a pouco tempo e eles não souberam disso, posteriormente a entrevista era feita em uma sala com os três: o entrevistador, o entrevistado e o responsável.
E nesse mesmo local, vi que apareceram vários outros candidatos como se fosse uma seletiva.
Uma observação é que durante a mesma não foram feitas muitas perguntas, somente a mais básica que é "Fale um pouco sobre você". E isso se desenrolou pra falar dos meus irmãos, trabalhos deles, minha graduação, o que faço no tempo livre e só. Após tudo isso ela foi averiguar fora da sala em quais vagas meu currículo se encaixava melhor e voltou com duas em um papel, mas em momento algum me disse o nome da empresa, somente o que aconteceria, a carga horária, o salário, pegou até mesmo minhas medidas para a roupa e disse que ela já estava lá e ao final iria me entregar.
Mas disse que havia a necessidade de uma CREDENCIAL e eu poderia optar por pagar por fora e o preço sairia em torno de R$ 780,00 reais ou pagar com eles e sairia R$ 448,00 reais e a empresa entrava com a outra metade do mesmo valor, sendo que o pagamento poderia ser a vista ou parcelado em até 3× e dentro de 30 dias eles reembolsam o dinheiro gasto com isso. Segundo eles, essa foi uma forma que encontraram de assegurar que o funcionário cumpra com os deveres e compareça corretamente ao trabalho, já que aparentemente eles sempre pagavam a credencial, mas os recém contratados não compareçam as empresas, e acabavam jogando dinheiro fora.
Estou com medo de isso ser uma cilada e eu estar caindo em um golpe.
E outra coisa, como eu não possuía o dinheiro na hora, eles deixaram que eu pagasse na segunda-feira dia 04 de maio e o trabalho é para início imediato no dia 06 de maio. Também achei estranho o fato de não terem comentado sobre exames médicos ou sobre a empresa em sí. Talvez seja paranóia minha e o erro foi meu em não perguntar, mas gostaria de uma ajuda em como prosseguir nesse caso.
No dia 04/05 irei retornar ao mesmo local para fechar certinho o pagamento, mas pretendo perguntar sobre eles e a empresa, o que deveria ter feito antes. Lembrando que eles ficaram com minha carteira de trabalho já pra registrar o emprego.

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

Advogados especializados em Carteira de trabalho

Ver mais advogados especializados em Carteira de trabalho

Outras perguntas sobre Carteira de trabalho

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

QANDA_form_question_already_exists_ttl

QANDA_form_question_already_exists_txt

advogados 4000

advogados

perguntas 22550

perguntas

respostas 22650

respostas