É comum ter que pagar uma credencial para ser contratado pela empresa?

Feita por >Raphaela>. 1 mai 2020 Carteira de trabalho

Ontem, dia 30 de abril compareci a uma terceirizada relacionada a agência de empregos, ou seja, ela era um vínculo entre os futuros contratados e as empresas contratantes. Soube da minha entrevista no dia 29 de abril, por volta das 18:00h.
Compareci a entrevista e era necessário o acompanhamento de um responsável, mesmo caso a pessoa fosse maior de idade, ou talvez isso tenha acontecido porque completei 18 anos a pouco tempo e eles não souberam disso, posteriormente a entrevista era feita em uma sala com os três: o entrevistador, o entrevistado e o responsável.
E nesse mesmo local, vi que apareceram vários outros candidatos como se fosse uma seletiva.
Uma observação é que durante a mesma não foram feitas muitas perguntas, somente a mais básica que é "Fale um pouco sobre você". E isso se desenrolou pra falar dos meus irmãos, trabalhos deles, minha graduação, o que faço no tempo livre e só. Após tudo isso ela foi averiguar fora da sala em quais vagas meu currículo se encaixava melhor e voltou com duas em um papel, mas em momento algum me disse o nome da empresa, somente o que aconteceria, a carga horária, o salário, pegou até mesmo minhas medidas para a roupa e disse que ela já estava lá e ao final iria me entregar.
Mas disse que havia a necessidade de uma CREDENCIAL e eu poderia optar por pagar por fora e o preço sairia em torno de R$ 780,00 reais ou pagar com eles e sairia R$ 448,00 reais e a empresa entrava com a outra metade do mesmo valor, sendo que o pagamento poderia ser a vista ou parcelado em até 3× e dentro de 30 dias eles reembolsam o dinheiro gasto com isso. Segundo eles, essa foi uma forma que encontraram de assegurar que o funcionário cumpra com os deveres e compareça corretamente ao trabalho, já que aparentemente eles sempre pagavam a credencial, mas os recém contratados não compareçam as empresas, e acabavam jogando dinheiro fora.
Estou com medo de isso ser uma cilada e eu estar caindo em um golpe.
E outra coisa, como eu não possuía o dinheiro na hora, eles deixaram que eu pagasse na segunda-feira dia 04 de maio e o trabalho é para início imediato no dia 06 de maio. Também achei estranho o fato de não terem comentado sobre exames médicos ou sobre a empresa em sí. Talvez seja paranóia minha e o erro foi meu em não perguntar, mas gostaria de uma ajuda em como prosseguir nesse caso.
No dia 04/05 irei retornar ao mesmo local para fechar certinho o pagamento, mas pretendo perguntar sobre eles e a empresa, o que deveria ter feito antes. Lembrando que eles ficaram com minha carteira de trabalho já pra registrar o emprego.

Advogados especializados em Carteira de trabalho

Ver mais advogados especializados em Carteira de trabalho

Outras perguntas sobre Carteira de trabalho