Quando devo procurar um advogado?

A resposta à pergunta sobre quando procurar um advogado é simples: sempre que seja necessário um assessoramento legal. Se o buscamos a antecedência necessária evitaremos muitos problemas. 

29 NOV 2013 · Leitura: min.
Busque sempre informações sobre a experiência profissional do advogado e referências de clientes
Muitos acreditam que somente necessitam de um advogado quando estão envolvidos em um conflito que está prestes a converter-se em processo judicial, achando que nesses casos a última salvação é contratar um especialista para a defesa de seus direitos e interesses. Muito advém do medo que as pessoas sentem do termo “advogado”, normalmente associado a um problema grande e de difícil solução.

Entretanto essa não é a realidade! A resposta à pergunta sobre quando procurar um advogado é simples e direta: sempre que seja necessário um assessoramento legal. E o recomendando é evitar que a busca por um advogado seja um recurso de última hora, para permitir um trabalho realmente contundente.

Se buscamos suporte legal com a antecedência necessária podemos evitar muitos problemas. Contar com a ajuda de um advogado especialista facilita a decisão sobre qual procedimento seguir, o que deve ser feito para zelar por nossos interesses, entre outras coisas.

Por exemplo, se o que você deseja é uma separação de seu marido ou esposa, o melhor é consultar um advogado para saber exatamente como proceder, já que há situações que podem complicar (e muito) o andamento do processo. Seria o caso de deixar o domicílio conjugal, fato passível de denúncia por abandono de lar e que pode ser um complicador num hipotético julgamento por custódia ou divisão de bens.

Procurar um advogado não é ruim, ao contrário, pode ser de muita ajuda em diferentes tipos de situações. O investimento pode gerar uma economia maior: de tempo, paciência e desgaste emocional.

Esteja atento!

Na hora de procurar por um profissional para assessorar-lhe e representar-lhe em um processo, busque sempre informações sobre a experiência profissional do mesmo e referências de outros clientes. Verifique se o advogado está registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e se tem conhecimentos na área que você necessita, ou seja, civil, trabalhista, de família, do consumidor, entre outras.

Escolher um advogado com experiência comprovada em casos similares é uma forma de garantir uma resposta eficiente para a sua necessidade, principalmente em casos mais complexos.

Escolhido o profissional é hora de atentar-se aos detalhes dos honorários e formas de pagamento. Sempre exija uma contratação por escrito, que explicite quais são as condições. Você deve conservar a sua cópia para evitar futuros aborrecimentos. E sempre leia todos os documentos antes de assinar, para não ser vítima de um abuso da sua boa-fé.

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
17 Comentários
  • Geraldo Paulo Da Dalt

    Ref Fraude,saques na C.C e compras com cartão de Crédito da Caixa Econ Federal

  • Francisca celiane de Vasconcelos

    Trabalhei 8 meses e 10 dias num loja sem resistro ganhava 1200 quanto tengo que receber

  • Maria Santos

    Ótimo a explicação,para quem tem dúvidas ,de contratar um advogado! Boa tarde!

  • Raionara Cabral

    Entrei num divórcio esses dias e o meu ex marido liga pra me aborrecer pedindo nota fiscal das coisas que compro pra minha filha,devo dá alguma satisfação a ele ?

  • Equipe MundoAdvogados.com.br

    Oi, Ariadne. Para ter uma resposta mais rápida, você pode consultar os especialistas cadastrados no portal, publicando sua dúvida na seção de "Perguntas". Att. Equipe MundoAdvogados.com.br

  • Ariadne Satilite

    Olá! Preciso de um advogado porque tenho um filho com um homem sem ser casada. Ele foi bígamo durante 16 anos. Ficou doente e a mulher do casamento levou ele embora pra cidade dela. A partir daí ela passou a depositar R$ 250 na minha conta, mas há um ano ele veio a falecer. Estou sozinha. Precisei morar na rua por causa da vida dupla dele. Ela simplesmente se desfez do apartamento alugado no qual morávamos, mesmo assim ele ainda conseguiu me colocar numa pensão para mim e nosso filho. Mas agora não tenho acesso a ele porque ela é extremamente autoritária. Não sei o que será da gente. Meu filho e eu estamos passando privações, dificuldades. Estou desempregada e com medo. Preciso de ajuda.

  • margarida aalcoque

    Já fui atendida por uma advogado virtual que me ajudou muito.

  • Equipe MundoAdvogados.com.br

    Olá Vanessa, para ter uma resposta mais rápida, você pode consultar os especialistas cadastrados no portal, publicando sua dúvida na seção de "Perguntas". Att. Equipe MundoAdvogados.com.br

  • vanessa gomes de oliveira.

    O que eu queria saber é sobre ameaçaa de vizinho.

  • Equipe MundoAdvogados.com.br

    Olá Adriana, para conseguir uma resposta mais rápida, melhor contatar os advogados especializados através da seção "Advogados". Os resultados podem ser filtrados por localidade. Att. Equipe MundoAdvogados.com.br


Carregando...



últimos artigos sobre dicas sobre advocacia