Não pode se deslocar a nenhum escritório?
Encontre um advogado online

Você sabe como solicitar a dupla nacionalidade?

Conseguir dupla nacionalidade pode demorar anos, mas os benefícios valem a pena, principalmente para quem quer morar no exterior. Saiba como é o processo para solicitar a segunda cidadania.

6 ago 2015 Dicas sobre advocacia - Leitura: min.

Advogados

A dupla nacionalidade pode oferecer uma série de benefícios para quem pretende viver no exterior. O registro permite residir, estudar, trabalhar e ainda exercer os mesmos direitos e deveres que um cidadão local.

O processo para tirar a dupla nacionalidade (e consequentemente dupla cidadania) em muitos casos não é nada simples. As normas e os requisitos variam de acordo com o país que se pretende solicitar a nacionalidade. Preparamos um guia sobre o tema, confira!

Consultando a árvore genealógica

O primeiro passo é verificar se você tem ascendentes para lhe transmitir a cidadania. Nesse caso, ela é adquirida por descendência sanguínea. Normalmente, esse direito é assegurado a filhos e netos e, dependendo da nacionalidade, a bisnetos e trinetos por parte paterna.

Também pode ser solicitada a cidadania por casamento, conhecida por naturalização por matrimônio. Porém, é preciso estar casado há mais de três anos e o cônjuge já deve possuir a nacionalidade que se pretende requerer.

Documentação

Para iniciar o processo é preciso procurar o consulado do país de interesse para saber qual é a documentação necessária para tirar a dupla nacionalidade. Em geral, são solicitadas certidões de nascimento, casamento e de óbito dos ascendentes ou documentos do cônjuge, no caso de naturalização por matrimônio.

1395856378-509909-1395878902-noticia-nor

Pode ainda ser solicitada a tradução dos documentos para o idioma do país que se pretende pleitear a cidadania. A tradução deve ser feita por um tradutor juramentado e o consulado costuma ter uma relação com os contatos desses profissionais.

Tempo de espera

Com toda a documentação em mãos, formulários preenchidos e taxas pagas, o consulado inicia o processo de solicitação da dupla cidadania. O tempo de espera depende de cada país, podendo demorar cinco anos ou mais.

Para agilizar esse processo, há quem prefira viajar ao país de interesse e realizar todo o trâmite pessoalmente. Especialistas comentam que esse pode ser o melhor caminho para quem tem pressa para tirar a dupla cidadania, porém, é preciso dispor de tempo e de condições financeiras para custear toda a viagem pelo tempo necessário.

É importante comentar que o Brasil não obriga que se abra mão da cidadania de origem para usufruir de outra. Ou seja, um brasileiro que solicita a cidadania alemã, continua exercendo seus direitos e deveres como cidadão brasileiro, além de ser considerado um cidadão alemão.

Se você deseja solicitar dupla nacionalidade, não deixe de consultar os advogados especializados em direito internacional. Eles estão preparados para lhe auxiliar em todo o processo.

Fotos (ordem de aparição): por castromikael (Flickr) e Fernado Bezerra Jr. (EFE)

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mundoadvogados.com.br/proteccion_datos

Comentários (27)

  • Débora da Silva

    Boas informações, mas é válido somente por parte paterna? Materna não consigo? Porque temos informações que nossa bisavó por parte da minha mãe era Italiana, há alguma possibilidade?

  • Larissa

    eu queria pedir a nacionalidade alema atrasvez daminha mae so que eu nao sei como comecar

  • Edilene Stamoglou

    Meu marido é filho de pai grego, falecido recentemente , que apesar de ter vindo para o Brasil aos 18 anos e falecido com Mais de 70, não se naturalizou brasileiro. Meu marido e nossa filha teriam direito a tirar dupla cidadania?

  • Waldinet Paula. Gomes da Silva

    Minha irma Nasceu no Brasil, e foi para a europa com 4 anos, hoje ela qurr voltar para o Brasil. O é preciso fazer pra ela permanecer aqui no Brasil?

  • Jose Renato da Silva lima

    Preciso de seus serviços Preciso de puxar minha descendência

  • Naniela de souza encarnação

    Sou casada com um ganense como faço pra tirar a dupla cidadania?

  • Tatiane Pires De Oliveira

    Bom dia estou à procura de advogado que possa me ajudar sobre a na ionalidade dupla minha ou do meu filho, somos bisnetos de italianos, mas pra iniciar o pedido da cidadania eu preciso entrar em contato com o advogado pra explicar a situação. Aguardo atenciosamente a resposta. Obrigada

  • Fabrício boa morte santos

    Minha avó sw,prw falou que seu pai era de Portugal, Tanto e que em Brasil nao vemoa seua parentes os, meu sobrnome é Boa Morte , li ha de Portugal, Tem como vc verificar, minha avó se chama, emilia Boa Morte

  • Lidia Cavalcanti

    Ola, Boa Tarde! Gostaria de uma informação. Meu esposo é bisneto de Português, porém ele Bisavô já é falecido. Como poderia requerer a cidadania? Teria outros meios? Grata

  • FLA voo Barros

    Meu filho nasceu na Grécia mas os pais são brasileiros eu estava trabalhando na Grécia minha esposa engravidou e tivemos ele lá como faço para tirar o passaporte dele grego ou melhor a cidadania grega dele.


  • Carregando...



    Você não pode deixar de ler...