Seção de Perguntas de MundoAdvogados.com.br

Todas as perguntas

20 NOV 2020

Dúvida sobre testamento. Minha avó tem 4 filhos, 3 netos e 1 bisneta, ela quer que a ...

Minha avó tem 4 filhos, 3 netos e 1 bisneta, ela quer que a casa dela fique somente pra mim (neto) após a morte dela, pois não se dá bem com os filhos dela. Gostaria de saber se isso é possível? Se el... Ver pergunta

A melhor resposta

Boa Tarde Erick, isto dependerá do total de bens que ela possui. Ela pode dispor de 50% de seu patrimônio, mas é necessário saber se esta casa estaria dentro deste parâmetro. Para maiores informaçõe...

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba
Ver todas as respostas
20 NOV 2020

Concurso: Nomeação ao cargo. Fiquei em segundo lugar em um concurso onde o edital constav...

Fiquei em segundo lugar em um concurso onde o edital constava apenas uma vaga para o cargo ao qual concorri. Consultando os cargos disponíveis no site do local do concurso constam 2 vagas para o cargo... Ver pergunta

A melhor resposta

João, Bom dia! A forma de ingresso em concursos na administração pública é de fato via mandado de segurança. No entanto para se avaliar o cabimento e a chance de êxito, precisaríamos de maiores i...

Rehano & Silva Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Indaiatuba
20 NOV 2020

Uma escola pode obrigar o aluno a fazer uma prova presencial?

uma escola pode obrigar o aluno nessa pandemia a fazer uma prova presencial sendo que a mesma deu a opção de assistir a aula online como direto do aluno a não se expor ao vírus E que também víamos fa... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Daniel, As avaliações presenciais no período de pandemia não foram abolidas, não há uma proibição de que ocorram. É uma decisão de cada instituição de ensino determinar seus métodos de avalia...

Paulo Tonetto Advogado em Sorocaba (São Paulo)
Ver todas as respostas
19 NOV 2020

Pai que paga pensão alimentícia pela folha de pagamento fica doente

Oi gostaria de saber: Quandoo pai que paga pensão alimentícia pela folha de pagamento. Fica doente. E começa receber pela caixa. Como a criança recebe a pensão alimentícia?

A melhor resposta

Bom dia, Precisa contratar um(a) advogado(a) para solicitar ao juiz um ofício para enviar ao órgão que ele está recebendo. Atenciosamente Gisele Guerrini OAB/SP 449.505

Dra. Gisele Regina Guerrini Advogado em Cabreúva
Ver todas as respostas
19 NOV 2020

Tem a possibilidade de o pai da criança não registrar o mesmo?

olá boa tarde! O pai do meu filho apos fazer DNA e comprovar o vínculo, me propôs nao registrar a criança, ofereceu a pensão de 20% onde solicitei 30%. Gostaria de saber se é possível ele nao reg... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada rochass, O certo seria o genitor registrar a criança, mesmo que ele não concorde existe meios para isso. Pois como o mesmo que você registre o seu filho como pai desconhecido, quem garante...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
19 NOV 2020

Usucapião mesmo com moradia interrompida ?. Bom moro em um terreno a 19 anos , quero...

Bom moro em um terreno a 19 anos , quero entrar com usocapiao , porém em 2017 até 2018, menos de 1 ano, eu fui morar de favor em outra casa, pois , minha saúde estava muito debilitada e minha casa tem... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Ana, São varias modalidade de Usucapião com regras distintas. Para analisar o seu caso, temos que verificar vários requisitos, como posse mansa, pacífica, boa-fé etc. O seu caso e um pouco...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
19 NOV 2020

Saldo negativo indevido no banco. Essa semana vi q minha conta bancária estava negat...

Essa semana vi q minha conta bancária estava negativada em 53 reais devido ao desconto de Adiantamento de Depositante Liguei no banco para cancelar esse desconto, depois que desliguei fui entrar no a... Ver pergunta

A melhor resposta

Bom dia! Caso tenha ocorrido a negativação nos Órgãos de Proteção ao crédito e você não tenha contribuído para isso, cabe indenização! Probabilidade bem alta de ganhar a ação, de toda forma, é neces...

Braz e França Advogados Advogado em Goiânia
Ver todas as respostas
18 NOV 2020

Pedi revisão de pensão alimentícia. Preciso de socorro,Fiz um contrato com um advogado...

Preciso de socorro,Fiz um contrato com um advogado para revisão de pensão alimentícia,na hora ele me prometeu que os valores estavam defasados e que iria ganhar facilmente á causa e teria até 80 mil d... Ver pergunta

A melhor resposta

Bom dia! Seria necessário analisar o contrato firmado com o advogado se prevê essa cláusula de êxito, garantindo o ganho da causa, o que acho pouco provável que ele tenha colocado. Noutro giro, ...

Rehano & Silva Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Indaiatuba
18 NOV 2020

Como faço para ter a guarda da minha sobrinha?. Oi Boa noite,tenho uma sobrinha de 4 ano...

Oi Boa noite,tenho uma sobrinha de 4 anos q perdeu a mãe e depois disso meu irmão que é o pai dela meio que deixou a desejar nos cuidados com ela,depois de um tempo ela acabou vindo morar comigo e min... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Mari, Bom Dia. O ideal é ingressar com ação para regularização de guarda via judicial. Estamos à disposição caso necessite de mais esclarecimentos. Att.

Valkiria Pereira Advogada Advogado em Mauá
Ver todas as respostas
18 NOV 2020

Sobre herança e documentos. Ola,minha esposa tem uma casa de herança deixada pelo seu av...

Ola,minha esposa tem uma casa de herança deixada pelo seu avô em testamento,ele faleceu a uns 8 anos,e a mãe dela também e falecida, e quem cuidou dela por alguns anos foi a tia avó dela,que ficou com... Ver pergunta

A melhor resposta

Bom dia. A orientação é fazer valer o testamento. Uma vez quea casa já foi deixada como herança para sua esposa. Pode entrar em contato para mais detalhes.

Paulo Barros Advocacia Advogado em Recife
Ver todas as respostas
17 NOV 2020

Divisão de bens: direito a apartamento.. Estou com questão de bens.. eu comprei uma apartam...

Estou com questão de bens.. eu comprei uma apartamento bem de casar e a apto teve um atrazo de dois anos pra entrega ae eu casei e um mês Depois saiu o contrato ( assinei com nome de solteiro) pra a... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Jone, Para analisar o seu caso, precisamos saber algumas informações, como regime de bens, contrato antenupcial e etc. Para mais informações, Estou a disposição Att, Dr. Marco Antonio Pinho

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
Ver todas as respostas
17 NOV 2020

Trabalhei como pedreiro e não recebi do contratante

Trabalhei por 2 meses como pedreiro e não recebi já tentei entrar em acordo mas o a pessoa que me contratou não me paga sempre vai pagar e não paga

A melhor resposta

Olá Samuel Caso não consiga receber amigavelmente, você deve entrar com uma ação para cobrar os valores contratados pelos seus serviços. Abraço Silas

SB Assessoria e Consultoria Advogado em Guaratinguetá
Ver todas as respostas