Seção de Perguntas de MundoAdvogados.com.br

Todas as perguntas

7 DEZ 2020

Trabalhei 2 meses e não recebi nada. Trabalhei 2 meses em uma empresa sem carteira assi...

Trabalhei 2 meses em uma empresa sem carteira assinada, descobri que estava grávida e em seguida fui demitida, não recebi nada até o momento. Tenho direito de algo?

A melhor resposta

Prezada Bárbara, Conforme narrado, você possui direito a reintegração ao trabalho, não sendo a mesma aceita, o empregador terá que pagar toda sua estabilidade de trabalho adquirida pela gravidez, d...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
7 DEZ 2020

Vendi um carro de leilão sinistrado e o cara quer desfazer o negócio

Vendi o carro e como o rapaz não perguntou eu não disse que era sinistrado, esquecimento mesmo, mas em nenhum momento eu me neguei a deixar ele vistoriar o carro e os documentos, um dia depois ele que... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Pedro, Ao vender um veículo ou qualquer outro bem, imóvel ou móvel, o correto e informa no contrato e na hora da compra todos os vícios e benfeitorias que contem o objeto da venda. Conf...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
7 DEZ 2020

Sou obrigado a aceitar uma devolução no mercado livre?

Sou obrigado a aceitar uma devolução pq a pessoa não gostou do produto no mercado livre ? Vendi uma filmadora usada, em perfeitas condições no mercado livre, (primeira venda da minha vida kkk ... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Denise, A lei consumerista protege o consumidor em compras online, tendo o mesmo o direito de arrependimento por 7 dias após a entrega do produto. Ou seja, você terá que aceitar a devolução...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
7 DEZ 2020

Troca de geladeira.. Minha geladeira chegou no dia 05 /12/2020. Quando tirei o material que...

Minha geladeira chegou no dia 05 /12/2020. Quando tirei o material que a protegia, percebi que a porta não fechava, foi quando vi que estava amassada na lateral. Qual a procedência a tomar?

A melhor resposta

Prezado Campos, Você possui o direito de troca, entre em contato com vendedor. Pois se soubesse que a geladeira possuía este vício, não teria adquirido a mesma. Estou a disposição, atenciosamente...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
7 DEZ 2020

Qual a probabilidade de obter a guarda dos meus filhos, sendo eu o pai?

Olá sou pai de duas meninas ,ambas moram comigo com apoio de minha mãe uma está comigo a pouco mais de 2 anos e uma cerca de 1 ano , não recebo ajuda financeiramente da mãe e muito menos elas nesse p... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Eleno, Não só pode como deve. Se a guarda é sua de forma fática, deve buscar oficializar este guarda. Recomendo que entre com as ações para definir a guarda unilateral, as regras de visita par...

Paulo Tonetto Advogado em Sorocaba (São Paulo)
Ver todas as respostas
7 DEZ 2020

Cursando faculdade morando com namorado, meu pai pode pagar pensão?

Eu tenho 18 anos, no momento estou cursando faculdade e meus pais são separamos. Morava com meu pai porém nos desentendemos e sai da casa do mesmo, hoje moro com meu namorado. Minha mãe sempre me ajud... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Emilly, A obrigação legal de pagamento de pensão alimentícia vai até a maioridade, mas pode ser PRORROGADA até os 24 anos se estiver cursando uma faculdade. A sua descrição deixa subintendido...

Paulo Tonetto Advogado em Sorocaba (São Paulo)
4 DEZ 2020

Como colocar pai da minha filha na justiça?. Moro com o pai da minha filha... Ele sem...

Moro com o pai da minha filha... Ele sempre me mandar ir embora... Tem a casa do meu pra ir, mais lá nn tem água e nem luz, e ela tava condenada... O quintal lá no meu dá pra fazer uma casinha... Mais... Ver pergunta

A melhor resposta

Bom dia. No seu caso, recomendo entrar com uma ação de alimentos para que fique determinado uma pensão judicial, a ser paga mensalmente pelo pai. Em relação ao relacionamento do casal, caso não haja u...

Almada Amaral Advogados Associados Advogado em Governador Valadares
Ver todas as respostas
4 DEZ 2020

Documentos para alimentos gravidicos. Olá, gostaria de saber se tem como dar entrada no ...

Olá, gostaria de saber se tem como dar entrada no alimentos Gravidicos contra o suposto pai do bebê so com o nome e endereço completo. Pois não tenho o número de RG nem CPF dele!?

A melhor resposta

Boa tarde, tudo bem! O importante é ter o nome completo e o endereço residencial, se tiver o comercial melhor ainda. O advogado(a) vai pedir para que junte os documentos. Espero ter ajudado! Estou...

Dra. Gisele Regina Guerrini Advogado em Cabreúva
Ver todas as respostas
3 DEZ 2020

Tenho uma filha de 1 ano e 5 meses, posso exigir que o pai dela fique 15 dias?

O Pai da minha filha ajuda com o básico fralda, higiene,leite. Mas eu trabalho pago babá e fico com a alimentação toda comigo! Eu preciso que ele me ajude mais ,mas ele diz que ja ajuda muito e que s... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada, Você poderá regulamentar a guarda da criança, alterando a mesma para guarda compartilhada, para equilibrar as responsabilidade entre os pais. A pensão alimentícia varia conforme o salário do...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
Ver todas as respostas
3 DEZ 2020

Vendedor quebrou minha cadeira. Um vendedor pediu uma cadeira nossa emprestada, pa...

Um vendedor pediu uma cadeira nossa emprestada, para colocar os armários de nossa casa, em poucos minutos ouvimos um grande barulho e ao olharmos a cadeira estava quebrado ao chão. Eu posso processar... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada, Conforme narrado, o vendedor/loja possui responsabilidade referente ao dano causado, você pode solicitar a reparação do dano material dos mesmo. Dependendo do valor da cadeira quebrada a for...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
3 DEZ 2020

O que fazer após receber um golpe imobiliário?. Fiz um contrato de troca e vendo do meu ...

Fiz um contrato de troca e vendo do meu carro por um terreno na praia, paguei para a mesma pessoa a mão de obra e os matérias para construção, fui enrolada por 2 anos e a pessoa não começou a construi... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Joana, A venda de terreno alheio configura-se crime de estelionato (art. 171 código penal). Você poderá prestar queixa na delegacia responsável é também buscar a reparação cível. Guarde to...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
Ver todas as respostas
3 DEZ 2020

Artigo 33. Posso ser acusado?. Moro em uma casa que é alugada por 7 pessoas, todas estão no...

Moro em uma casa que é alugada por 7 pessoas, todas estão no contrato como locatários. Há 5 dias, teve uma batida policial em casa e encontraram drogas ilícitas no quarto de 1 dos moradores. Ele assum... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Reinaldo, Depende do que foi lavrado no boletim de ocorrência, eles podem intimar os moradores para depor, para verificar se o suspeito estava agindo sozinho. Estou a disposição, atencios...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
2 DEZ 2020

B.O. e viagem para fora do país.. Se eu tiver um B.o registrado em meu nome . Posso ...

Se eu tiver um B.o registrado em meu nome . Posso viajar pra fora do pais?

A melhor resposta

Prezada Priscila, Depende do processo que está respondendo, alguns casos são necessário a autorização do juiz comprometendo-se a respeitar prazos e citações. Estou a disposição, atenciosamente ...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
2 DEZ 2020

Comprei um carro de leilão que não veio mencionando diversos defeitos.

adquiriu um carro de leilão na modalidade, recupereçaão de financiamento. no laudo cautelar descrito pelo leileiro, fala que o carro estava com o motor funiconando, nao havia defeito no cambio, e na... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Felipe, Conforme narrado, você não teria adquirido o carro se soubesse dos outros defeito, vícios que não estavam no laudo cautelar. Você poderá solicitar o desfazimento do negócio, com de...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
2 DEZ 2020

Instiuição de ensino profissionalizante cobrando boletos

2 anos atraas eu me interessei em fazer um curso, por telefone um representante me cadastrou e cheguei a pagar a primeira mensalidade, e eles marcaram uma data para que a turma desse inicio as aulas e... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Vicentini, De acordo com os fatos narrados, você não chegou a aderir ao contrato do curso profissionalizante, você tem que verificar nos órgãos de proteção ao crédito, se o seu nome foi neg...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)