Seção de Perguntas de MundoAdvogados.com.br

Todas as perguntas

19 DEZ 2022

Sobrenome do pai biológico. Como fazer para tirar o nome do ex padrasto e colocar o nome...

Como fazer para tirar o nome do ex padrasto e colocar o nome do pai?

A melhor resposta

Prezada Mayara, A remoção do nome do seu ex-padrasto da sua certidão de nascimento só é possível através de uma ação judicial e dependerá de diversos fatores, em especial as circustâncias que o lev...

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria (Rio Grande do Sul)
10 FEV 2022

Pedi demissão, a empresa pode parcelar a rescisão em 9 vezes?

A Empresa no qual trabalhei, após pedi demissão pode parcelar a rescisão em 9 vezes? Existe algum prazo para pagamento da primeira parcela? A empresa deverá pagar alguma multa devido ao parcelamento?

A melhor resposta

A empresa não pode realizar o parcelamento da sua rescisão de maneira privada, somente entrando com uma ação junto a Justiça do Trabalho, salvo por alguns casos onde a lei pode permitir essa exceção, ...

Rocha & Lemos Advocacia Advogado em Palmas (Tocantins)
Ver todas as respostas
10 FEV 2022

Copiar slogan de empresa já existente é crime ?. Estou montando uma empresa no ramo demor...

Estou montando uma empresa no ramo demorava e serviços que se chamará: SAULO MOTOS Você é nosso maior compromisso! Porém há uma empresa já existente no ramo de bebidas que se chama: GRUPO PE... Ver pergunta

A melhor resposta

Não necessariamente. No entanto, De acordo com a lei 9279/96, artigo 124, parágrafo VII, da Lei de Propriedade Industrial (LPI), slogans não são registráveis como marca: "VII- sinal ou expressão empre...

Rocha & Lemos Advocacia Advogado em Palmas (Tocantins)
Ver todas as respostas
10 FEV 2022

Sobre reembolso de ingressos. Comprei ingresso para um evento que iniciou suas vendas em j...

Comprei ingresso para um evento que iniciou suas vendas em janeiro deste ano. Ele ocorreria em 12/02. Ontem, 08/02, o organizador publicou uma nota informando sobre o adiamento do evento para a data d... Ver pergunta

A melhor resposta

Há direito à reembolso. Desde 1º de janeiro de 2022, voltaram a valer as regras do CDC (Código do Consumidor), que permite o pagamento do valor integral do ingresso ao consumidor. Para eventos realiza...

Rocha & Lemos Advocacia Advogado em Palmas (Tocantins)
Ver todas as respostas
6 ABR 2021

Sou obrigada a ter contato por telefone com a mãe do meu filho?

Se existe uma maneira de ter contato com a criança que não seja por meio da mãe, seria válida? Ela já foi fisicamente agressiva com a minha mãe (vó da criança) temos fotos, comigo também, me ferindo c... Ver pergunta

A melhor resposta

Bom dia, Meu nome é Gisele - OAab/449.505. Na sua ação de alimentos foi fixada a visitação. Esse contato deve ser entre o genitor e o filho. Caso, continue esse tipo de agressão, procure um advo...

Dra. Gisele Regina Guerrini Advogado em Cabreúva
Ver todas as respostas
24 MAR 2021

Quais os meus direitos caso meu esposo faleça?. No ano de 2017 iniciei uma relação estáv...

No ano de 2017 iniciei uma relação estável com uma pessoa, não conseguimos casar no civil pois ele ainda era casado no papel com a ex, a qual não queria dar o divórcio. Ela dificultou bastante, princi... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada, A união estável de uma pessoa que ainda era civilmente casada só será reconhecida se ele estivesse separado de fato a mais de dois anos. Se quando adquiriram os bens já havia transcorrido os...

Paulo Tonetto Advogado em Sorocaba (São Paulo)
Ver todas as respostas
22 MAR 2021

Sobre direitos no casamento. Olá me chamo Natália ,sou casada legalmente desde 2015,bom n...

Olá me chamo Natália ,sou casada legalmente desde 2015,bom não sei explicar mas é naquele regime que tem direito a tudo adquirido depois de casados,em 2018 meu esposo adquiriu um terreno e quando foi ... Ver pergunta

A melhor resposta

Valéria, tudo bem? Você e seu filho tem todo o Direito no imóvel adquirido. Nosso escritório está à sua disposição para iniciarmos um trabalho de Gestão Patrimonial ou Familiar. Havendo dúvida entre e...

Escritório de Advocacia Dr. Fausto Orzil Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
Ver todas as respostas
17 JAN 2021

Pensão para o filho maior de idade. O que acontece se eu parar de pagar pensão do meu ...

O que acontece se eu parar de pagar pensão do meu filho q completa 18 anos.nao quero ir na justiça posso para de pagar e a mãe dele se ainda necessitar ir lá rever? Vou preso ainda ?

A melhor resposta

Olá, tudo bem? A regra é que aos 18 anos cesse para você a obrigação de pagar alimentos ao seu filho, a não ser que ele consiga demonstrar depedência.

Maria Oliveira Advogada Advogado em Teresina
15 JAN 2021

Como proceder se neta não quer mais ir para a casa do pai?

Tenho uma neta de 10 anos e 11 meses. Os pais se separaram por divórcio litigioso em 2015. Depois de tanta luta, o pai conseguiu o consentimento de colocá-la na escola de elite americana, instalada no... Ver pergunta

A melhor resposta

Bom dia prezada, De imediato seria necessário a denuncia direto ao ministério público do seu Estado. E posteriormente, ingressar com ação de regulamentação de guarda para que a mãe possa reaver a gua...

Escritório Souto Maior & Veras Sociedade de Advogados Advogado em Vila Santa Maria
15 JAN 2021

Separação: o que fica com quem?. Eu e minha esposa decidimos nos separar ( comum ac...

Eu e minha esposa decidimos nos separar ( comum acordo), estamos juntos a 11 anos porém casados oficialmente a 7. Ao longo deste tempo compramos várias coisas juntos, como eletrônicos, moveis etc, alg... Ver pergunta

A melhor resposta

Bom dia prezado, No que diz respeito a casa, o que seria devido a sua ex cônjuge é a indenização pelos gastos com a construção do imóvel. Os bens imóveis entra na partilha em divisão, assim como os be...

Escritório Souto Maior & Veras Sociedade de Advogados Advogado em Vila Santa Maria
Ver todas as respostas
14 JAN 2021

Compra de carro de leilão sem saber.. Comprei um carro de leilao, sem saber, de pessoa f...

Comprei um carro de leilao, sem saber, de pessoa fisica, nao tem contrato. O que posso fazer? O pior que o ex dono é advogado.

A melhor resposta

Elidiane, Bom dia! Não importa se o vendedor é advogado, se o direito lhe resguardar. No entanto, é necessário algumas informações para lhe darmos um parecer mais assertivo. Exemplo: 1. O...

Rehano & Silva Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Indaiatuba
14 JAN 2021

Tempo especial em comum do servidor público?. Tenho 12 anos de clt tempo comum. 15 an...

Tenho 12 anos de clt tempo comum. 15 anos estatutária serviço público área de saúde a contar antes da reforma. Pretendo converter o tempo especial em.comum afins de adianta a aposentadoria. Tenho 5... Ver pergunta

A melhor resposta

Claudia, Bom dia! Para tanto é necessário analisar documentos e fazer o planejamento previdenciário a fim de se verificar o preenchimento dos requisitos. Ficamos à disposição para acompanhá-la ...

Rehano & Silva Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Indaiatuba