Seção de Perguntas de MundoAdvogados.com.br

Todas as perguntas

14 JAN 2021

Seis meses de trabalho sem registro: tenho direito?

Trabalhei 6 meses sem carteira e meu patrão me ameaçou algumas vezes se eu entrasse na justiça. Hj ele me mandou embora e alegou que minhas filhas passariam fome se eu não trabalhasse e aceitasse tra... Ver pergunta

A melhor resposta

Olá Romário Sim você possui direitos e, talvez, até mesmo danos morais pelo ocorrido. Preciso de mais informações pra te orientar melhor. Abraços, Silas

SB Assessoria e Consultoria Advogado em Guaratinguetá
Ver todas as respostas
14 JAN 2021

Venda de móveis. Meu marido vendeu nossos móveis a um colega de trabalho, porém ele não...

Meu marido vendeu nossos móveis a um colega de trabalho, porém ele não está fazendo mais os pagamentos, tenho a nota dos móveis em questão como posso proceder legalmente?

A melhor resposta

Boa Tarde Aline. Dependerá de como o negócio foi pactuado, por exemplo, há contrato escrito, nota promissória? Em todo caso poderá ajuizar uma ação de cobrança.

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba
Ver todas as respostas
13 JAN 2021

Fui demitida grávida. O que devo fazer?. eu era cargo comissionado, estou gravida de 7 mese...

eu era cargo comissionado, estou gravida de 7 meses e fui exonerada em dezembro de 2020. o que devo fazer? quais sao os meus direitos?

A melhor resposta

santos Seu direito está sendo desrespeitado vez que tens direito a estabilidade, para corrigir é necessário entrar com Reclamação Trabalhista. Entre em contato comigo.

Maria Oliveira Advogada Advogado em Teresina
Ver todas as respostas
9 JAN 2021

Taxa e IOF em empréstimo, pode?. Recentemente estava em busca de um empréstimo e ac...

Recentemente estava em busca de um empréstimo e achei uma empresa que me ofereceu o crédito, porém tinha que ser pago uma taxa, devido a uma assinatura digital, e eu fiz o pagamento e hoje estão me pe... Ver pergunta

A melhor resposta

Olá, Gaby. Entendemos sua situação. Faça contato com conosco e um de nossos advogados especialistas irá te atender. at, equipe.

Escritório de Advocacia Dr. Fausto Orzil Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
Ver todas as respostas
9 JAN 2021

Posso pôr meu pai na justiça ?. Eu tenho 18 anos e meu pai nunca foi presente na m...

Eu tenho 18 anos e meu pai nunca foi presente na minha vida e nunca fez a obrigação dele de me sustentar de comprar oque eu preciso. Posso colocar ele na justiça? Oque eu irei receber ?

A melhor resposta

Prezada Caroline, boa noite! Se seu pai nunca pagou alimentos para você, não é possível requerer alimentos retroativos. O prazo prescricional é para requerer dívida alimentar determinada judicialmente...

Márcia Maria de Oliveira Advogada Advogado em Ribeirão Preto
Ver todas as respostas
8 JAN 2021

Um pai pode fazer um testamento somente para alguns dos filhos?

Um pai pode fazer um testamento somente para os filhos do segundo casamento? Sendo que os filhos do primeiro casamento já receberam doação de imóveis em vida, antes do outro casamento.

A melhor resposta

Sim, mas existe uma regra onde o pai só pode doar 50% de seus bens para um ou alguns filhos específicos. Caso o pai tenha feito a doação antes do nascimento dos novos filhos é legal e válido. Caso j...

Richter & Dominguez Advogados Associados Advogado em Piracicaba
Ver todas as respostas
7 JAN 2021

Contrato de empréstimo, é correto cobrar taxas?. Solicitei um empréstimo junto a financei...

Solicitei um empréstimo junto a financeira de R$6.000,00. Feito todos os trâmites a atendente me informou que como não era correntista do banco precisava precisava de um avalista e que se eu quisesse ... Ver pergunta

A melhor resposta

Olá Juliana, tudo bem? Infelizmente você foi vítima de uma fraude. Nenhuma instituição pode cobrar quaisquer valores para fins de liberação do empréstimo, seja qual for o motivo, é ilegal. Vo...

SB Assessoria e Consultoria Advogado em Guaratinguetá
Ver todas as respostas
7 JAN 2021

Cláusula atraso de pagamento com frase de reajuste anual juntas, me sinto lesada

Fiz um contrato numa clínica odontológica que trabalha com boleto bancário, fizeram a soma de todos os procedimentos e foi parcelado em 30x iguais. Há uma cláusula dizendo que o contratante obriga-se ... Ver pergunta

A melhor resposta

Vanessa, Bom dia! Esse tipo de cláusula, a vista do que estabelece o Código de Defesa do Consumidor é abusiva, colocando você em desvantagem excessiva. A única forma de reverter é ingressar com...

Rehano & Silva Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Indaiatuba
6 JAN 2021

Como faço para conseguir me separar?. Moro junto com uma pessoa ha um pouco mais de 1 an...

Moro junto com uma pessoa ha um pouco mais de 1 ano e gostaria de me separar. Porem ele entrou com uma ação para conseguir os bens que eu já tinha antes de conhece-lo. Gostaria de saber se preciso fi... Ver pergunta

A melhor resposta

Bruna, Bom dia! Não é necessário continuar morando, no entanto, sugiro que antes de tomar essa iniciativa, contrate um advogado para lhe orientar, assegurar e respaldar todos os seus direitos. ...

Rehano & Silva Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Indaiatuba
6 JAN 2021

Ainda consigo ir atrás do meu FGTS?. Pedi as contas de uma empresa a aproximadamente do...

Pedi as contas de uma empresa a aproximadamente dois anos e pouco, eu era registrada e no pagamento vinham todos os descontos normais, porém fui olhar meu fgts agora no final de 2020 e nao há nenhuma ... Ver pergunta

A melhor resposta

Juliana, Bom dia! Primeiro passo é solicitar um extrato analítico junto a CAIXA para se certificar que a empresa não efetuou os depósitos mesmo, tendo em vista que de uns anos para cá o governo ef...

Rehano & Silva Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Indaiatuba
6 JAN 2021

O que preciso para entrar com pequenas causas contra o aplicativo?

Tenho um aplicativo da ame dia 14 de dezembro fiz um transferência da conta ame para outra conta e a tranferencia foi cancelada mais até agora a ame não fez meu estorno já falei com os atendente da am... Ver pergunta

A melhor resposta

Bom dia! Infelizmente quando as coisas não são resolvidas amigavelmente na via administrativa, é necessário ingressar com processo judicial. De acordo com o seu caso e as disposições do Código d...

Rehano & Silva Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Indaiatuba
6 JAN 2021

Devo pagar o display?. Eu tenho uma dúvida sobre orçamentos, dia 25 de novembro de ...

Eu tenho uma dúvida sobre orçamentos, dia 25 de novembro de 2020 eu solicitei orçamento da minha televisão, eu tinha viajado e na volta ela não estava mais funcionando, achei que seria problema de umi... Ver pergunta

A melhor resposta

Oi Bruna, O melhor caminho é conversar, fazer um acordo. De um lado ele disse que com R$450,00 você consertaria a TV e agora ele verificou outro problema. Não fez um bom trabalho na análise e nem ...

Advocacia Sustentável Advogado em Florianópolis
6 JAN 2021

Como proceder com quebra de contrato de aluguel?. Tinha uma inquilina que alem de quebrar ...

Tinha uma inquilina que alem de quebrar o contrato de aluguel que é de um ano, deixou o apartamento em péssimas condições com varias coisas quebradas como por exemplo chuveiro, maçaneta etc, sendo que... Ver pergunta

A melhor resposta

Gabriela, Bom dia! Infelizmente para se ressarcir dos prejuízos com as avarias do apartamento e cobrar a multa devida pela quebra de contrato, somente ingressando com a competente ação judicial co...

Rehano & Silva Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Indaiatuba