Seção de Perguntas de MundoAdvogados.com.br

Todas as perguntas

17 NOV 2020

Imóvel permutado, fruto de herança, entra na partilha?

Sou casada pelo regime de comunhão parcial há 10 anos. Estávamos casados e o pai dele faleceu, deixando uma casa onde fomos morar. Pouco tempo depois, ele permutou o imóvel por outro, onde moramos até... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Marisole, O imóvel originário de herança não integra os bens que devam ser partilhados no divórcio de um casamento em regime parcial de bens. Se no documento que registrou a permuta do imóvel...

Paulo Tonetto Advogado em Sorocaba (São Paulo)
Ver todas as respostas
17 NOV 2020

Tipo de contrato para situação expressa. Gostaria de saber qual o modelo de contrato que se...

Gostaria de saber qual o modelo de contrato que se adequa a seguinte situação : Maria tem um apartamento e um lote vago. Pretende construir nesse lote. Encontrou João que é pedreiro e se disponibi... Ver pergunta

A melhor resposta

Tatiane, Bom dia! Sugiro a contratação de um advogado para que possa fazer um contrato personalizado ao seu caso, inclusive se cercando das garantias para mitigar qualquer possibilidade de risco. ...

Rehano & Silva Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Indaiatuba
16 NOV 2020

Mãe abandona filha. Minha filha tem 1 ano e 4 meses,nunca fui casado com a mae dela sempre...

Minha filha tem 1 ano e 4 meses,nunca fui casado com a mae dela sempre paguei pensão pedir a mae da criança pra ela vim passar um final de semana comigo ela concordou moramos em cidades diferente quan... Ver pergunta

A melhor resposta

Bom Dia João. O pai é tão responsável pelos filhos quanto a mãe, não havendo determinação legal de quem deva ter a guarda primária. Porém, neste caso, você pode solicitar a inversão do pagamento de pe...

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba
Ver todas as respostas
16 NOV 2020

Tem como recuperar meu carro?. Vendi meu carro parcelado, recebi entrada em dinheiro e o re...

Vendi meu carro parcelado, recebi entrada em dinheiro e o restante do valor com nota promissória, ainda tenho uma nota promissória no valor de 2 mil e a pessoa não me paga, não fiz a comunicação de ve... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado, Você precisa ficar atento a venda de veículos sem contratos e transferência do CRV. Pois o carro ainda está em seu nome, o comprador poderá causar um acidente gerando problemas para você!. ...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
14 NOV 2020

Como posso estar recebendo o valor depositado na conta de minha mãe?

Eu recebia pensão alimentícia porém como era menor de idade, era depositado na conta de minha mãe.Porém ela veio a falecer e o pagamento continuo a ser depositado. Agora com 18 anos gostaria de saber ... Ver pergunta

A melhor resposta

Camille, Boa tarde! É possível requerer judicialmente que os próximos pagamentos de pensão sejam depositados diretamente a você e também requerer um alvará para levantar os seus valores depositado...

Rehano & Silva Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Indaiatuba
14 NOV 2020

Ex-namorada grávida. Fui informado que minha ex está grávida, posso consultar processo ante...

Fui informado que minha ex está grávida, posso consultar processo antes de ser intimado?

A melhor resposta

Prezado, Se o processo estiver seguindo em segredo será necessário um advogado para consulta d.os autos do processo. Estou a disposição! Atenciosamente, Marco Antonio Pinho OAB/MG 203676

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
13 NOV 2020

Como devo proceder para tirar o bloqueio renajud do meu carro.

Bom dia, comprei um carro em 2019 e não constava debitos e nem bloqueios so que quando fui dar entrada no documento no Detran SP estava bloqueado para transferência por renajud, existe uma ação trabal... Ver pergunta

A melhor resposta

Escritório de Advocacia Belo Horizonte - Orzil e Marçal Advogados Associados. Célia Regina, tudo bem ? Célia Regina, nessa situação o recibo de pagamento é um documento comprobatório fundament...

Escritório de Advocacia Dr. Fausto Orzil Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
13 NOV 2020

Como evitar a perda do imóvel do fiador. Meu irmão fez a compra de um imóvel financiado, o ...

Meu irmão fez a compra de um imóvel financiado, o valor do imóvel era 160 mil, o banco do Brasil financiou 120 mil deixando o imóvel adquirido alienado, os outros 40 mil a imobiliária que estava fazen... Ver pergunta

A melhor resposta

Escritório de Advocacia Belo Horizonte - Orzil e Marçal Advogados Associados. Jaqueline, tudo bem ? Jaquelina, a situação é bem delicada, no entanto, para assegurar a propriedade do seu pai é ...

Escritório de Advocacia Dr. Fausto Orzil Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
Ver todas as respostas
13 NOV 2020

Quanto o meu filho deve receber de pensão?. Boa noite, eu tenho um filho de 9 anos, ...

Boa noite, eu tenho um filho de 9 anos, de um casamento que durou 12 anos, E o meu ex marido recebe R$1.984 na carteira, mais 600 reais por fora, e 200 reais de alimentação, quanto que o meu filho tem... Ver pergunta

A melhor resposta

Escritório de Advocacia Belo Horizonte - Orzil e Marçal Advogados Associados. Js, tudo bem ? Js, o valor da pensão será calculado conforme as condições do seu ex-marido, porém sobre o salário ...

Escritório de Advocacia Dr. Fausto Orzil Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
13 NOV 2020

Banco se nega em conceder a portabilidade. Banco se nega a conceder a portabilidade...

Banco se nega a conceder a portabilidade pois tenho uma dívida no cartão de crédito, estou desesperado pois o BMG, que é para onde minha portabilidade também fiz que vai me cobrar as parcelas combinad... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Rbt Cunha, A portabilidade pode ser feita sem restrição dos bancos, respeitando os regimentos do Banco Central. Quando a portabilidade for negada, você pode entra em contato com Banco Central ...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
Ver todas as respostas
13 NOV 2020

Serasa: a faculdade gerou 2 boletos e negativou meu nome

Solicitei o cancelamento da matrícula na faculdade em 2018 via online, a faculdade solicitou que procurasse o Coordenador do curso para da procedimento ao protocolo. Assim foi realizado e após isso a... Ver pergunta

A melhor resposta

Aline, Prezada, de acordo com os fatos narrados, a faculdade negativou o seu nome indevidamente. O que deve ser feito, ajuizar uma ação de inexigibilidade de débitos com pedido liminar acumulada co...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
Ver todas as respostas
13 NOV 2020

Manutenção de jazigo. Em 2004, devido ao falecimento de meu pai, comprei um jazigo...

Em 2004, devido ao falecimento de meu pai, comprei um jazigo onde a administração do cemitério, sem eu saber, me empurrou a manutenção de jazigo. Essa taxa de manutenção nunca foi paga, pois eu sequer... Ver pergunta

A melhor resposta

Olá Dilson, tudo bem? Em regra a cobrança para manutenção do jazigo é bem comum. Todavia, para melhor te orientar, é fundamental que seja feita a leitura do contrato. Ainda, importante verificar se nã...

Priscila Menezes Advocacia Advogado em São Paulo (cidade)
Ver todas as respostas